Motorola Razr Ultra 2025 Teste no Mundo Real

Motorola Razr Ultra 2025: Análise Detalhada

Iniciamos mais um teste prático, desta vez focado no Motorola Razr Ultra 2025, o mais recente celular dobrável de alto padrão da Motorola. Tive este dispositivo por um tempo, e com a recente queda significativa de preço, a análise ganha uma nova perspectiva.

Assim como de costume, exploraremos diversos aspectos do aparelho, mas antes, um rápido desvio.

Coffee Check: O Café Torrado Artesanalmente

Faz cerca de 11 meses que abri minha cafeteria, e agora, finalmente, a torrefação está operacional. Após muitos testes, tenho meu primeiro café torrado por mim: o **Matte Black**. Eu mesmo realizo a torra nos fundos do café, embalo e até envio.

Demorou muita experimentação para chegar a um resultado que me satisfizesse, mas o resultado é algo que adoro, assim como os baristas. Recebemos feedback muito positivo dos clientes, mesmo servindo-o discretamente como nosso *drip* da casa.

Este café é da variedade Castillo, proveniente do micro moinho Manos Huntos, na região de Kauka, Colômbia. É um café de origem única rastreável aos agricultores, o que foi importante para mim. Manter o *drip* como origem única, em vez de um *blend*, torna tudo mais complexo, mas eu sempre escolho dificultar a minha vida, então por que parar agora?

É um torra média, conforme medido por um espectrômetro (dados objetivos!), com acidez brilhante, notas de frutas ácidas e um final super limpo. Ele é ideal para métodos de preparo filtrados, como *drip*, Aeropress ou *pour-over*. No entanto, alguns clientes relataram obter um bom *espresso* com ele, então sinta-se à vontade para experimentar também. Eu particularmente prefiro como *pour-over*, mas funcionará bem com qualquer estilo de filtragem que você preferir.

É incrível que este café esteja disponível após cerca de um ano de operação da cafeteria. Estou genuinamente gostando de criar algo físico com as próprias mãos e colocá-lo no mundo. Se estiver pela região, sinta-se à vontade para provar nosso café *drip* e conferir o link abaixo para comprar o meu ou cafés e equipamentos de outros torrefadores favoritos da cafeteria.

Nomenclatura e Design

Antes de prosseguir, precisamos esclarecer a nomenclatura confusa entre as versões internacional e dos EUA para o Razr.

* O Razr Ultra lançado agora em 2025, que temos nos EUA, é o Razr Ultra 60 fora dos EUA.
* O Razr Plus do ano passado nos EUA (o Razr 50 Ultra internacionalmente) é o antecessor do Razr Ultra que tenho aqui, apesar de ser chamado de “Plus” e não “Ultra”.

Para tornar as coisas mais confusas, a Motorola também anunciou um Razr Plus somente para os EUA este ano, ao lado do modelo base e deste Razr Ultra. O Plus deste ano é, para todos os efeitos, o mesmo que o Plus do ano passado (o 50 Ultra), mas com proteção contra poeira e uma dobradiça de titânio em vez de aço inoxidável, tudo a um preço mais baixo para dar espaço ao Ultra como um modelo *tier* superior.

Dito isso, o design do Razr Ultra não mudou muito em formato e *form factor* em relação ao Razr Plus do ano passado, o que não é um ponto negativo. Não é o primeiro Razr a ter aquela tela externa de ponta a ponta com câmeras perfurando-a. As dimensões gerais são similares, com uma variação de um milímetro aqui ou ali, sendo 10g mais pesado e com uma tela de 7 polegadas, em vez de 6,9 polegadas do modelo Plus do ano passado.

As novidades são as opções de cores e alguns materiais de construção. Por exemplo, a versão Pantone Scarab vem com um acabamento em Alcantara, que ficaria estranho em um *slab phone*, mas funciona muito bem aqui. Se optar pela cor Mountain Trail, você terá um acabamento em madeira, o que remete à Motorola de uma década atrás, quando o Moto X original de 2013 tinha essa opção.

A dobradiça do telefone parece aceitável. Honestamente, se eu não tivesse usado outros dobráveis, diria que é boa, mas os concorrentes parecem mais sólidos. De qualquer forma, ela funciona bem o suficiente para apoiar o telefone em uma mesa em qualquer ângulo necessário.

O aparelho agora conta com classificação IP48, comparado ao IPX8 do ano passado (que era apenas resistência à água). O “4” significa proteção contra partículas maiores que 1mm entrando, o que não é um grande avanço, mas é bom ter.

Tela e Experiência de Uso

A tela principal é bem alta, com 7 polegadas, sendo até mais alta que a maioria dos *slab phones*. A resolução é ligeiramente superior à do modelo do ano passado para garantir uma densidade de pixels melhor, e a tela é consideravelmente mais brilhante. Por causa da proporção, o telefone parece um pouco alto, mas não muito mais do que qualquer outro dobrável.

A tela em si é muito boa. Sua taxa de atualização de 165 Hz garante uma experiência de rolagem e jogos extremamente suave, mesmo que o jogo suporte apenas 120 fps, ele atingirá essa taxa. Além disso, ela varia a taxa de atualização para economizar bateria quando uma imagem estática é exibida. Essa resolução mais alta torna textos e imagens mais nítidos e detalhados, e o brilho superior facilita a visualização ao ar livre.

A tela externa não é tão brilhante quanto a principal, mas ainda a achei clara o suficiente em todas as situações externas que enfrentei ao usá-la.

Câmeras

Estamos em City Island, Nova York, um lugar conhecido por sua história náutica, o que o torna um bom cenário para testar as câmeras do Razr Ultra.

O Razr Ultra possui um sistema de câmera dupla:
* Uma câmera principal de 50 megapixels.
* Uma ultrawide de 50 megapixels, o que é ótimo, em vez da configuração 2x dos modelos Razr Plus antigo e novo.

A Motorola optou por um *sensor crop* para simular o zoom óptico de 2x, como a maioria dos fabricantes. Isso funciona bem sob boa iluminação e dispensa a necessidade de uma câmera telefoto dedicada de 2x.

De modo geral, a câmera está melhor que antes. As cores são razoavelmente vibrantes, os detalhes relativamente nítidos. Ter a ultrawide é melhor do que ter uma câmera extra de 2x que não agregaria tanto, e suas cores e nitidez também não são ruins.

No entanto, devido à ausência de uma lente telefoto dedicada, as imagens são visivelmente degradadas em comparação com telefones que possuem lentes telefoto dedicadas assim que você chega a 3x, e pioram quanto mais você aproxima. Na maioria das situações, as fotos ficam boas, mas notei que o desempenho em pouca luz não foi tão bom quanto o de alguns outros modelos. Você pode julgar por si mesmo com as amostras visuais apresentadas.

Software e Desempenho

A experiência de software é a que se espera da Motorola. Ele vem com Android 15 e a interface da Motorola por cima, que é bastante próxima do que é considerado *stock Android* hoje, tornando-o fácil de usar e fluido.

Os recursos de IA estão em destaque com o Moto AI. Você pode acessá-lo rapidamente através de um botão físico de IA na borda esquerda do aparelho. Ao pressioná-lo, um menu do Moto AI aparece, permitindo que ele lembre conteúdos específicos, grave e transcreva áudio, ou responda a perguntas.

Em alguns momentos, o Moto AI sugere pesquisas usando o Perplexity, que vem pré-instalado. Além disso, o Microsoft Copilot está presente para outras funções, e o Meta também é mencionado para atualizações sobre WhatsApp. O Google Gemini também está presente, acessado pressionando o botão de ligar, como em outros telefones com Gemini ativado.

A coexistência desses serviços é confusa. Eu esperava poder escolher qual modelo de GenAI usar para cada tarefa, como o Adobe faz com o Firefly, mas parece que o Moto AI decide isso por você às vezes. Além disso, Moto AI e Gemini não interagem, o que é um pouco estranho. Particularmente, acho o Gemini melhor em geral.

A operação na tela externa é um pouco diferente da tela principal. Você pode rolar entre informações como clima, calendário, etc., de forma semelhante a um *smartwatch*. Mas também é possível acessar todos os seus aplicativos. Você pode selecionar quais apps aparecem na tela externa. Para minha surpresa, acabei usando a tela externa com mais frequência, especialmente para tarefas rápidas como transcrição de voz em aplicativos de mensagem, verificar notificações importantes e ser direcionado diretamente ao e-mail para ler o conteúdo completo, ou para usar aplicativos como Lyft e Uber. É bem útil.

Isso é algo que pode ser feito no novo Flip 7 também, mas requer alguns passos extras para funcionar.

Uma decepção no lado do software é que a Motorola promete apenas 3 anos de atualizações de software, o que é bem fraco comparado aos 7 anos oferecidos pela Samsung e Google.

Bateria e Carregamento

A bateria do Razr Ultra é boa, especialmente para um dobrável. O uso em um dia mais normal (sem tanto uso de câmera como neste dia de teste) oferece uma boa autonomia.

O carregamento é decente: com fio e um carregador compatível, você atinge mais de 70% em cerca de 30 minutos, o que é muito bom. Há também carregamento sem fio de 30W, mas somente se você usar o suporte de carregamento da Motorola, pois o telefone não suporta o padrão Qi2. O Qi2 é o novo padrão que garante um carregamento sem fio mais rápido e confiável com acessórios MagSafe, então a falta dele é um ponto negativo, limitando-o a velocidades mais lentas sem ímãs.

Desempenho e Conclusão

O telefone é equipado com o chipset Snapdragon 8 Elite, o mesmo encontrado em outros aparelhos *high-end*, como a série Galaxy S25, e o desempenho é similar. Ele lidou bem com multitarefas pesadas e jogos.

Como um pacote completo, o Razr Ultra é provavelmente um dos melhores dobráveis disponíveis no momento. Considerando a utilidade da tela externa e a duração da bateria, as câmeras não são as melhores pelo preço. Pessoalmente, prefiro o visual e a sensação do Flip 7, e até a dobradiça dele parece mais sólida. Além disso, gosto mais das bordas retas do Flip 7.

Havia uma diferença de preço de $200 entre o Razr Ultra com armazenamento base (512 GB) e o Flip 7 com armazenamento base (256 GB). No entanto, a Motorola baixou o preço do Razr Ultra para $1099, o mesmo preço do Flip 7. Mais importante, no momento em que este artigo foi feito, você poderia conseguir o modelo de 1TB, que normalmente custa $1500, por esses mesmos $1099. Isso muda drasticamente a comparação.

Deixe sua opinião sobre o telefone e sobre o comparativo com o Flip 7, especialmente agora com a queda de preço.