Carregamento de Carros Elétricos: Desmistificando Mitos e Mostrando a Realidade
Atualmente, os carros elétricos já fazem parte do nosso cenário automotivo, sendo vistos em todos os lugares. No entanto, muitas dúvidas persistem entre o público, especialmente sobre como funciona o processo de carregamento e a vida útil das baterias. Neste artigo, vamos explorar a experiência prática de recarga e desmistificar alguns pontos levantados por quem ainda tem receio dessa tecnologia.
Nossa Experiência com Carros Elétricos
Para compartilhar uma visão aprofundada sobre o tema, temos aqui uma das maiores referências no Brasil sobre carros elétricos, com mais de seis anos de uso contínuo de veículos a bateria. Essa experiência não se limita a testes pontuais, mas sim ao uso diário e real dos automóveis.
Um exemplo dessa vivência foi quando houve a necessidade de utilizar uma power station para fornecer carga emergencial ao carro em um prédio, evidenciando a busca por soluções em momentos inesperados.
Mitos sobre Baterias de Carros Elétricos
Um dos maiores receios é a explosão da bateria, com o medo de que o carro pegue fogo facilmente. No entanto, dados de estudos nos Estados Unidos comparando 100.000 veículos a combustão com 100.000 elétricos mostram uma realidade diferente:
- Carros a combustão: Cerca de 1.530 pegam fogo em média (1,5%).
- Carros elétricos: Aproximadamente 25 pegam fogo.
Isso significa que há cerca de 60 vezes mais chances de um carro a combustão pegar fogo em comparação com um elétrico. Além disso, muitas notícias divulgadas são enganosas, mostrando incêndios em veículos elétricos que, na verdade, eram carros a combustão ou o fogo não tinha relação com o sistema elétrico do veículo.
A Tecnologia da Bateria Blade da BYD
Os modelos mais recentes da BYD, como o Dolphin, utilizam a Bateria Blade, uma tecnologia inovadora baseada em estado sólido, comparável à diferença entre um HD mecânico e um SSD. Essa tecnologia utiliza células em lâminas, que, por sua organização compacta, permitem armazenar mais energia em menos espaço.
A bateria Blade é feita de fosfato de ferro lítio (LFP), o que significa que ela possui componentes adicionais além do lítio convencional, ajudando a evitar o desgaste. Por causa disso:
- Você pode carregar a bateria em 100% sem a mesma preocupação com o desgaste que baterias convencionais podem ter.
- O desgaste é reduzido, embora o ideal no dia a dia (se não houver necessidade de viagem longa) seja manter a carga entre 20% e 80%.
A BYD realiza testes rigorosos de resistência para essas baterias, incluindo:
- Testes de perfuração.
- Aquecimento a até 300º C.
- Testes de esmagamento.
Como resultado, a bateria é extremamente resistente. Além disso, a BYD oferece 8 anos de garantia para a bateria.
Os Diferentes Tipos de Carregamento
Existem várias velocidades de carregamento, dependendo do tipo de estação utilizada. É um processo similar ao de um smartphone, onde a velocidade depende tanto do carregador quanto do dispositivo (carro).
1. Carregamento AC (Corrente Alternada)
- Portátil: Pode variar de 3,5 kW a 11 kW.
- Wallbox (Instalado em casa): Geralmente na faixa de 7 kW, podendo chegar até 22 kW.
O carregamento AC é o mais utilizado em casa. Para quem usa o carregador portátil (3,5 kW), basta conectá-lo em uma tomada 220V na garagem, sem necessidade de instalação complexa. Um hábito comum é recarregar durante a noite ou quando a bateria atinge cerca de 40%.
2. Carregamento DC (Corrente Contínua)
Este é o carregamento mais rápido, comum em eletropostos. A velocidade pode começar em 30 kW e, no caso do Dolphin Plus, pode chegar até 80 kW. Carregadores ultra-rápidos podem oferecer 150 kW ou mais.
No carregamento rápido (DC), há um processo inicial de “negociação” entre o carro e o carregador para definir a potência máxima suportada, o que é visível no painel do carro e no aplicativo do carregador.
Um ponto importante é que a velocidade de carregamento DC tende a diminuir após atingir cerca de 80% da capacidade da bateria, visando preservar a saúde do componente.
Localizando e Utilizando Carregadores
Para quem está começando, saber onde encontrar carregadores é crucial. Existem três formas principais de localização e gestão:
- Plugshare: Um aplicativo genérico (Android/iOS) que lista carregadores públicos, informando velocidade (AC ou DC) e se são gratuitos ou pagos.
- BYD Recharge: O aplicativo oficial da BYD, que fornece informações mais exclusivas sobre os carregadores da marca e permite o gerenciamento e pagamento da sessão de carga.
- Navegação Nativa do Carro: O GPS do veículo indica pontos de recarga no trajeto e calcula a autonomia restante, mostrando se o destino é alcançável ou se será necessário parar para carregar no caminho.
O aplicativo BYD Recharge também oferece a funcionalidade de reserva de vaga em carregadores compatíveis, evitando que você chegue ao local e encontre a vaga ocupada.
Custo do Carregamento
O custo para carregar varia drasticamente entre casa e postos públicos.
- Em Casa (AC): O valor por kW/h é muito mais acessível, girando em torno de R$ 1,00 por kW/h (em São Paulo, por exemplo). Para um carro como o Dolphin Plus (60 kWh), o custo para uma carga completa seria de aproximadamente R$ 60,00, permitindo rodar cerca de 500 km na cidade. Isso é significativamente mais barato que combustíveis fósseis.
- Em Eletropostos (DC): A carga rápida é três a quatro vezes mais cara, variando em torno de R$ 2,50 a R$ 4,00 por kW/h.
A conta de energia residencial aumenta ou não dependendo do quanto você dirige. Se a recarga for feita majoritariamente em casa, o impacto é menor, similar ao uso de ar-condicionado.
Carregamento Residencial (Wallbox e Portátil)
O carregamento doméstico é o mais prático para o uso diário.
Wallbox (Carregamento AC Instalado)
Todos os carros 100% elétricos da BYD vêm acompanhados de um Wallbox. O modelo mais antigo fornece 7 kW, enquanto os modelos mais novos são triangulares e podem suportar até 22 kW.
- Instalação: É um processo relativamente simples, mas que deve ser feito por um profissional eletricista, envolvendo a instalação de um disjuntor e proteções dedicadas. Para 7 kW, geralmente não é preciso alterar a elétrica geral da casa.
- Segurança: Os Wallboxes da BYD possuem um sistema de segurança que exige a autenticação via cartão NFC para iniciar a carga. É possível desabilitar essa função através de uma trava física (em modelos antigos) ou mantendo o cartão encostado por 30 segundos (em modelos novos).
Carregador Portátil
Este modelo é ideal para quem precisa de flexibilidade ou não instalou um Wallbox. Ele geralmente opera em 3,5 kW (em 220V) e permite que a potência seja ajustada, caso a tomada de uso não suporte a carga máxima.
Recurso Bônus: V2L (Vehicle to Load)
Nos carros da BYD que utilizam a e-Platform 3.0, a bateria pode ser usada como fonte de energia externa através de um adaptador (que custa cerca de R$ 200,00). É possível obter tomadas padrão nacional (220V ou 110V) para alimentar equipamentos, como visto em situações de falta de energia elétrica em casa ou em produções de conteúdo, ligando roteadores e computadores.






