Comparativo Detalhado: iPhone 17, Google Pixel 10 e Samsung Galaxy S25
Se você está em dúvida entre o iPhone 17, o Google Pixel 10 e o Samsung Galaxy S25, este artigo foi feito para você. Vamos comparar esses três smartphones em todos os aspectos importantes para ajudar na sua decisão.
Unboxing e Design
No que diz respeito ao conteúdo da caixa, a experiência é bastante básica: o telefone, um cabo, a ferramenta de ejeção do SIM e alguns papéis. Nenhum carregador, protetor de tela pré-aplicado ou capa é incluído.
Em termos de design, os três modelos parecem muito premium. O Samsung S25 se destaca por ser o mais compacto e leve. Em contrapartida, o Pixel 10 é o mais espesso, maior e também o mais pesado dos três. O iPhone se encaixa em um ponto intermediário, sendo o mais equilibrado na mão, junto com o Samsung.
No Pixel, a pegada inicial pode exigir um tempo de adaptação, pois os dedos tendem a tocar na área da câmera. No entanto, com o uso, a memória muscular se ajusta e evita-se manchar as lentes.
A escolha da cor também é um fator relevante. O Samsung S25 oferece a maior variedade, com sete opções de cores, contra cinco no iPhone e apenas quatro no Pixel.
Como a traseira dos três aparelhos é de vidro, é importante notar que Samsung e Pixel vêm com proteção Gorilla Glass Victus 2. No modelo base do iPhone, não há clareza sobre a proteção exata utilizada. Todos os três possuem classificação IP68 para resistência à água e poeira.
No geral, o design e a construção são muito próximos, dependendo do que você prefere:
- Se você gosta de aparelhos pequenos, o S25 é a melhor pedida.
- Se busca um tamanho mais adequado e equilibrado, o iPhone é a escolha.
Tela e Multimídia
Houve mudanças significativas na tela este ano. O iPhone 17 base finalmente recebeu uma taxa de atualização de 120 Hz, sendo também um painel LTPO de 10 bits e resolução de 1.5K. Os números de brilho também foram aprimorados em relação ao ano anterior.
A tela do iPhone 17 representa uma grande melhoria e, tecnicamente, supera os outros dois modelos. Além das especificações, a experiência geral é superior:
- O iPhone lida com reflexos muito melhor que o Samsung e o Pixel.
- Para assistir a filmes, o iPhone oferece suporte a HDR10 Plus e Dolby Vision, algo ausente nos outros dois.
A tela do iPhone agora tem 6.3 polegadas, um tamanho que agrada a maioria dos usuários.
É importante mencionar que todos os testes de tela foram realizados sem protetor. O iPhone e o Samsung se saíram muito bem na resistência a arranhões, enquanto o Pixel riscou facilmente, indicando que um protetor de tela é essencial para ele.
Quanto aos alto-falantes, o iPhone é notavelmente o mais alto e com som mais nítido. Contudo, na separação sonora, o Samsung se mostrou superior.
No quesito display e multimídia, a ordem de classificação é: iPhone em primeiro, seguido pelo S25 e, por último, o Pixel.
Desempenho e Haptics
Em relação ao feedback tátil (haptics), a implementação no sistema e a resposta na interface são as melhores no Pixel. No entanto, o iPhone oferece feedback tátil até mesmo em aplicativos de terceiros como YouTube, Apple TV e Twitter, o que enriquece a experiência geral. O feedback do Samsung é considerado apenas “ok”.
Sobre o desempenho bruto, o iPhone 17 é equipado com o mais recente chip A90. O S25 usa o Snapdragon 8 Gen 4 for Galaxy. Pela primeira vez, o Pixel 10 utiliza um Tensor G5 fabricado pela TSMC.
Em termos de memória, o iPhone possui 8 GB de RAM, enquanto Samsung e Pixel contam com 12 GB. No armazenamento, o iPhone também começa com um modelo base de 256 GB, alinhando-se aos concorrentes.
Nos benchmarks, o esperado aconteceu:
- O Apple lidera no Geekbench CPU.
- O Samsung vence no 3D Mark Wildlife, mas a estabilidade continua sendo melhor no iPhone.
- No Solar Bay, o Apple supera o Samsung facilmente. O Pixel 10 nem sequer suporta este benchmark.
Embora o iPhone seja o mais potente em testes, as velocidades de armazenamento são melhores no S25, e as temperaturas são comparativamente mais baixas.
Gaming
No desempenho em jogos, as limitações de taxa de quadros são notáveis:
- BGMI: Samsung suporta 120 fps; iPhone está limitado a 90 fps; Pixel vai no máximo até 60 fps.
Embora o iPhone deva receber suporte a 120 fps futuramente, o Pixel provavelmente permanecerá limitado a 60 fps.
Na jogabilidade em si:
- A experiência mais estável foi no iPhone.
- O Pixel também se saiu bem.
- O Samsung apresentou quedas de quadros e instabilidade.
No entanto, no COD Mobile, o Samsung foi o mais suave e responsivo, seguido pelo iPhone.
Em Genshin Impact, o iPhone tem a vantagem com suporte nativo a 120 fps. Contudo, ao rodar a 120 fps, o desempenho foi ruim: quedas de 100 para 40 fps, tela escurecida devido ao throttling e superaquecimento. Jogando a 60 fps, iPhone e Samsung rodaram muito bem.
No teste de estresse (Full Ring Waves), o Samsung e o iPhone não perderam quadros (embora a tela do iPhone tenha escurecido uma vez), enquanto o Pixel apresentou dificuldades significativas.
Em resumo, nos benchmarks, o iPhone é o vencedor claro. No gaming, o Samsung mostrou-se o mais consistente. O Pixel não venceu em nenhuma categoria de desempenho/jogos.
Uso Diário
No uso cotidiano:
- O iPhone tem bom desempenho geral, mas pode aquecer e escurecer a tela após tarefas longas, como uma chamada de vídeo de uma hora.
- O Pixel pode apresentar problemas em tarefas usuais, com travamentos de aplicativos ocorrendo mais frequentemente, e a conectividade de rede ainda não é tão boa quanto a dos concorrentes.
- O Samsung oferece a melhor experiência geral no dia a dia. Raramente apresenta lentidão, e, apesar de aquecer por ser um aparelho menor, não sofre com o throttling severo visto no iPhone.
Câmeras
Analisando as especificações:
- Principal: 48 MP no iPhone e Pixel; 50 MP no Samsung. O iPhone captura mais luz devido à abertura maior.
- Ultra Wide: 48 MP no iPhone (superior); 13 MP no Pixel; 12 MP no Samsung.
- Telefoto: Pixel tem 10.8 MP com zoom óptico de 5x; Samsung tem 10 MP com 3x óptico. O iPhone não possui uma terceira câmera traseira.
- Selfie: iPhone possui 18 MP com Center Stage; Samsung com 12 MP; Pixel com 10.5 MP.
O iPhone permite gravação de vídeo 4K 60 fps em todas as três câmeras traseiras. O Samsung faz isso em quatro câmeras e pode gravar em 8K 30 fps na principal. O Pixel também grava 4K 60 fps em todas, exceto na ultra wide.
A gravação de vídeo permite alternar entre as câmeras traseiras no Pixel e no iPhone, mas o Samsung permite alternar entre todas, incluindo a frontal, durante a gravação.
Analisando as amostras seletivas:
- Câmera Principal: O iPhone se destacou no tratamento de cores, luzes e detalhes, tanto de dia quanto à noite. Ele mantém as cores mais fiéis à realidade, sem realces desnecessários, ao contrário do Samsung, que tende a deixar as fotos mais “sonhadoras”.
- Ultra Wide: iPhone e Pixel mantêm o aspecto natural, enquanto o Samsung aprimora a foto. O iPhone novamente mostrou melhor detalhamento.
- Zoom 3x: Todas as fotos parecem boas inicialmente, mas ao dar zoom, as diferenças nos detalhes são evidentes, com o iPhone superior.
- Zoom 5x: Pixel e Samsung ficaram próximos, mas o iPhone ficou visivelmente atrás.
- Retratos: O tom de pele foi mais natural no iPhone, mas a detecção de bordas foi melhor no Samsung.
- Selfies: Os três estão próximos, com o iPhone e o Pixel às vezes capturando cores e detalhes melhores. O Samsung tende a clarear demais a pele. O recurso Center Stage frontal dá ao iPhone mais versatilidade em selfies.
- Vídeo: O Samsung foi o mais natural em luz natural, com detalhes bons e céu não estourado. Em pouca luz, o iPhone foi o melhor, mantendo a naturalidade e detalhes, enquanto o Pixel saiu escuro demais. A estabilidade é similar em todos os três sem o modo estabilização ligado.
No geral, as câmeras do iPhone são as melhores em ajuste de cor, detalhes e tons de pele precisos. O zoom óptico e a detecção de bordas são melhores no Samsung, mas a diferença não é drástica.
Software, Bateria e Conectividade
O iPhone roda iOS 26. O S25 usa One UI 8 (baseado no Android 16), assim como o Pixel 10.
O iOS 26 é criticado por ser a versão mais “bugada” já lançada, com problemas persistentes em apps como Mensagens, Câmera e Fotos.
O Pixel 10 tem um visual agradável com o Material You Expressive, mas não é tão rico em recursos de IA quanto o One UI.
O One UI 8 no S25 é o mais rico em funcionalidades, com ótima implementação de recursos de IA, e a maioria dos bugs do One UI 7 foram corrigidos.
Sobre a gravação de chamadas:
- Apenas o Samsung permite gravar chamadas sem anúncio.
- O iPhone reproduz um anúncio antes de iniciar a gravação.
- O Pixel ainda não tem o recurso, mas ele está prometido para breve.
Bateria e Carregamento:
O iPhone possui a menor bateria, mas deu um grande salto no carregamento: 40W com fio e 30W sem fio, tornando-o o mais rápido para carga por cabo. O carregamento sem fio (zero a 100%) leva tempo similar nos três. O Samsung tem a vantagem do carregamento sem fio reverso.
Em autonomia, iPhone e Pixel entregam de 5.5 a 6 horas de tela ativa, durando o dia todo sem ansiedade. O Samsung fica em torno de 5 horas, gerando maior preocupação em viagens longas.
Em conectividade (usando um provedor específico), iPhone e Samsung não apresentaram problemas. O Pixel, no entanto, teve falhas de sinal que resultaram em interrupções na música.
Sobre portas: a porta Type-C do iPhone ainda é lenta (USB 2.0), mas suporta saída de vídeo (Display Out). O iPhone 17 também inclui um chip de banda ultralarga (UWB), útil para rastrear acessórios.
Conclusão de Valor
Considerando os preços no momento da análise (iPhone 17 base a 82.900 rúpias, S25 a 62K, e Pixel 10 a 79K):
1. Samsung S25 é a opção com melhor custo-benefício, cobrindo quase tudo bem – câmeras competentes, ótimo display, recursos de IA e longo suporte de software, apesar da bateria ser o ponto fraco.
2. O iPhone 17 é o iPhone com melhor custo-benefício já feito pela Apple. Corrigiram falhas passadas, mantiveram o preço estável e o desempenho geral é excelente, mesmo que a IA não seja o foco.
3. O Pixel 10 requer grandes descontos futuros para ser considerado uma compra sensata, dado seus problemas de consistência no desempenho e conectividade.






