Os 5 Melhores Smartphones do Meio do Ano: Uma Análise Inesperada
Normalmente, este tipo de análise é feito no final do ano, mas desta vez decidimos publicá-la em meados de 2025. O motivo é simples: o lançamento de smartphones está ocorrendo mais rápido do que nunca. Foram lançados 135 novos aparelhos em apenas 7 meses, o que significa um novo smartphone a cada 38 horas. Um número impressionante!
Além dos números, há as percepções sobre esses lançamentos. Alguns celulares realmente “arrasaram”, outros nos decepcionaram, algumas marcas nos surpreenderam, e outras foram longe demais. De todos os lançamentos, apenas cinco conseguiram entrar na nossa lista de favoritos até agora. Vamos conhecê-los.
1. OnePlus 13S: O Compacto Perfeito
Meu primeiro smartphone favorito é o OnePlus 13S. A razão é direta: este é, de fato, o smartphone compacto mais perfeito disponível atualmente. Ninguém esperava que a OnePlus investisse em um modelo compacto, mas não só fizeram isso, como revolucionaram o segmento.
Os dois maiores problemas dos smartphones compactos anteriores eram a duração da bateria e a experiência de software. O OnePlus 13S resolveu ambos:
- Possui uma bateria robusta de 5.850 mAh, garantindo que o telefone dure o dia todo facilmente.
- O OxygenOS 15 melhorou consideravelmente, e os recursos de Inteligência Artificial são um bom complemento.
Embora as câmeras possam ser tecnicamente superiores no Vivo X200 FE, a experiência de software e o processador do OnePlus 13S são melhores. No geral, considero o OnePlus 13S o melhor smartphone compacto de 2025 até agora.
2. Oppo K13: A Surpresa do Segmento de Entrada
Meu segundo favorito vem do segmento de entrada. Se você esperava que o modelo fosse da Poco, Realme, Nothing ou Motorola, você se enganou. Temos uma entrada surpresa de uma marca com uma imagem muito focada no varejo físico: a OPPO, com o Oppo K13.
Este telefone não oferece pontuações de benchmark insanas, especificações de câmera loucas ou a experiência de software mais limpa. No entanto, é uma recomendação fácil abaixo de 20 mil (moeda local). Ele se destaca pelos seguintes pontos:
- Um processador Snapdragon razoavelmente potente com armazenamento UFS 3.1, algo raro até mesmo em faixas de preço mais altas.
- Uma experiência de software muito fluida.
- Uma bateria enorme de 7.000 mAh, com carregador incluído na caixa.
- Experiência de câmera decente.
Mais importante ainda: ele é justo. Não sei quem magoou a Oppo, mas, quem quer que tenha sido, nosso muito obrigado, pois gostamos muito mais desta versão da marca.
3. Icon Neo 10R: O Rei do Desempenho e Custo-Benefício
No ano passado, quando falávamos sobre o melhor telefone para jogos ou o melhor desempenho, a resposta era sempre Poco. Este ano, o jogo virou, e o crédito vai para o Icon Neo 10R. Este é meu terceiro telefone favorito do ano, principalmente pelo seu valor.
Este foi o primeiro lançamento da série R da marca na Índia, e foi uma ótima decisão. O telefone foi lançado por 27K, mas em promoções chegou a ser vendido por 24K, 23K e até 22K, um preço onde nenhuma outra marca consegue competir com ele:
- Desempenho sólido como uma rocha.
- Jogabilidade otimizada com excelentes recursos para jogos.
- Bateria com duração muito boa.
A variante base vem com UFS 3.1, embora isso não faça uma grande diferença na prática. Se você está planejando comprar um telefone gamer, fique de olho neste durante as promoções.
4. Vivo X200 Pro: A Revolução em Fotografia
Antes de usar este telefone, eu costumava dizer a todos: “Não use esse telefone. Pegue meu iPhone se quiser as melhores fotos”. Depois de usar este aparelho, comecei a dizer: “Guarde o iPhone e use este telefone para as melhores fotos”. Estou falando do Vivo X200 Pro, meu quarto favorito do ano.
Eu poderia ter incluído o X200 Ultra, mas como ele não foi lançado na Índia, optei pelo Pro. As especificações da câmera são insanas, assim como os recursos fotográficos. Mas o diferencial para mim é a forma como a câmera “entende” o que você quer e entrega a melhor foto sempre.
Muitas vezes, você nem precisa aplicar filtros, pois a imagem já está perfeita. Sei que as cores nem sempre são 100% precisas e, às vezes, são um pouco saturadas, mas, dado o quão populares são os filtros do Instagram, isso realmente importa? Como usamos este telefone para todas as nossas postagens em mídias sociais, o protegemos com segurança Z Plus, inclusive com uma capa especial.
5. Samsung Z Fold 7: A Reinvenção dos Dobráveis
Este modelo foi uma agradável surpresa em 2025. Quando muitos pensavam que a Samsung poderia perder sua dominância por estar jogando de forma muito conservadora, a marca lançou seu dobrável mais aprimorado: o Z Fold 7. Este é o meu quinto telefone favorito.
O aparelho está extremamente fino e leve em comparação com a geração passada. A tela externa está muito mais confortável de usar, e a experiência da câmera também foi melhorada desta vez.
A bateria ainda não é o ponto forte, então você precisará manter o carregador por perto. Contudo, para alguém usando um dobrável pela primeira vez, não há nada melhor que o Z Fold 7.
Menção Honrosa (e Desapontadora): iPhone 16
Além desses cinco, há mais um aparelho sobre o qual quero comentar. Não é um favorito, na verdade, é o oposto. Estou falando do iPhone 16, que é o segundo telefone mais odiado, logo após o Nothing Phone 3.
No entanto, diferentemente do Nothing, este telefone vendeu muito bem. Basta observar o número de avaliações do iPhone 16 tanto na Flipkart quanto na Amazon, e comparar com as avaliações de outros aparelhos. Sabemos que o iPhone vende muito no varejo físico e em outras plataformas também. Portanto, mesmo não sendo o mais amado, ele continua vendendo muito, o que é surpreendente.
Para finalizar este artigo, devo notar que as marcas que se destacaram no ano passado, como Nothing, Moto e Poco, estão um pouco em baixa este ano. Mas o ano ainda é jovem, e as coisas podem mudar nas próximas semanas.






