Gadgets Off-Road Que Você Precisa Ver

Equipamentos Inovadores para Situações de Emergência e Off-Road

Apresentamos uma seleção de equipamentos de recuperação e acessórios projetados para lidar com as situações mais desafiadoras em ambientes off-road, resgate e condições extremas. Desde âncoras terrestres ultra-resistentes até sistemas de esteiras para veículos pesados, cada item traz inovação técnica para garantir segurança e eficiência.

Âncora Terrestre Dobrável GRP

Desenvolvida por engenheiros militares com mais de 10 anos de experiência na Red Ridge Industries, a Âncora Terrestre GRP é um ponto de apoio dobrável para guinchos, apresentando 35% mais resistência que seus concorrentes.

Esta âncora suporta uma carga de ruptura superior a 5 toneladas, apesar de pesar apenas 16 kg. Seu design permite que ela se desdobre até o tamanho de uma pequena mesa, medindo 118 por 58 cm, e se dobre até se tornar 45% mais compacta que modelos análogos, atingindo 63 por 25 cm.

Fabricada com aço europeu e revestimento militar anticorrosão, ela é produzida nos Estados Unidos. A modelagem computacional, utilizando o Método de Elementos Finitos, assegura a durabilidade da peça sob estresse crítico.

O equipamento foi projetado especificamente para grampos macios, sendo recomendado para veículos com peso superior a 3 toneladas. O custo desta âncora é de $659.

Óculos de Motocross Scott Fury com Sistema WFS

Os óculos de motocross Scott Fury com WFS (Wind, Flow, System) visam resolver o problema persistente da sujeira na lente durante a pilotagem.

O sistema WFS50 Roloff conta com uma tela transparente antiresíduos que mantém o campo de visão limpo, mesmo sob condições de muita lama. Os cartuchos de limpeza são fáceis de instalar, não exigindo ferramentas, diretamente nos encaixes Works, e a troca leva apenas alguns segundos, mesmo com o uso de luvas.

A transição entre o sistema roll-off e o tear-off é extremamente rápida. A espuma de três camadas se molda ao formato do rosto, e a tira de silicone garante fixação firme. A lente no fog oferece 100% de proteção UV na categoria S0. Compatíveis com capacetes médios e grandes, estes óculos custam $140.

Âncora para Gelo Artic Anchor

Criada por uma empresa familiar de Minnesota, a Artic Anchor é uma âncora para gelo projetada para salvar vidas em situações de resgate.

Com um peso de apenas 1 kg e 50 cm de comprimento, ela suporta incríveis 4.5 toneladas, sendo suficiente para resgatar qualquer quadriciclo ou snowmobile.

  • Uso: Basta perfurar um buraco padrão no gelo e baixar a âncora, que se abre sob a superfície. Acionando o guincho, o veículo é retirado da água gelada.
  • Durabilidade: O corpo de alumínio não enferruja, mesmo em água salgada.
  • Facilidade: Um cabo preso à âncora permite a remoção fácil após o uso.
  • Armazenamento: A bolsa respirável seca o equipamento rapidamente, prevenindo mofo e corrosão.

Este equipamento transforma horas de escavação em minutos de autoevacuação, sendo essencial para pescadores no gelo e aventureiros de inverno.

Sistema de Recuperação Alemão Trausan Recovery

O Sistema Trausan Recovery alemão utiliza unidades de elevação verticais com suportes retráteis que se deslocam por trilhos horizontais para levantar e mover veículos presos.

Existem duas versões principais:

  • System L (Básica Fixa): Garante movimento para frente e para trás através de potentes cilindros hidráulicos.
  • Versão Premium: Adiciona trilhos transversais, permitindo deslocamento completo e movimento do veículo em qualquer direção.

Os trilhos são fixados ao assoalho ou entre o chassi e a carroceria, minimizando a interferência na altura livre do solo. Os adaptadores dos suportes, com perfil agressivo, cravam-se em qualquer superfície, de areia a gelo. As unidades inclináveis cominativas se dobram sobre o teto. A desvantagem é a necessidade de espaço frontal ou traseiro para as unidades, mas a vantagem é que o sistema pode puxar o veículo de praticamente qualquer atolamento, mesmo se estiver muito fundo.

Pranchas de Recuperação Maxrax Light

As australianas Maxrax Light são pranchas de recuperação de areia que agora são 48% mais leves, pesando apenas 1.8 kg cada.

Com 895 mm de comprimento, são 22% mais curtas que as Extreme de tamanho padrão, mas mantêm os dentes agressivos que se cravam nos pneus para tirar o veículo do atoleiro.

Características notáveis incluem:

  • Rampa Dupla Patenteada: Funciona em ambos os lados.
  • Pás Integradas: Auxiliam na escavação.
  • Material: Termoplástico resistente a impactos (substituindo o nylon tradicional para redução de peso).
  • Manuseio: Quatro alças ergonômicas e design empilhável com furos de montagem.

Ideais para carros compactos, estas pranchas custam $160. Para motociclistas, a mesma empresa criou a Maxtrack Motard, um conjunto que inclui pranchas dobráveis, reservatório de água de 2L e placa estabilizadora para o descanso lateral. O sistema se fixa às barras de bagagem de qualquer enduro e conta com pontos para cadeado. As pranchas são feitas em náilon reforçado com fibra de vidro. O conjunto custa $80 e inclui garantia vitalícia.

Guincho Portátil Warn XT17

A Warn Industries introduziu o guincho portátil Warn XT17, focado em veículos leves.

Este dispositivo pesa apenas 4 kg, mas consegue puxar 770 kg. A transmissão planetária de três estágios equilibra velocidade de enrolamento e força de tração. O freio a disco patenteado segura a carga mesmo sem energia.

O cabo cinético de 12 m, em caso de rompimento, cai no chão em vez de se tornar um chicote mortal. O XT17 pode ser conectado a qualquer bateria de 12V. Há duas opções de controle: com fio (para acompanhamento preciso) ou um interruptor no próprio aparelho (para agilidade).

O modelo RT15 oferece uma alternativa com tração de 680 kg, cabo de aço de 7.5 m e peso de 5.5 kg, sendo uma ferramenta inestimável quando se está sozinho com a moto quebrada.

Cintas de Elevação NSX Factor

A NSX Factor desenvolveu cintas de elevação para enduro e hard enduro, consideradas as mais grossas e resistentes do mercado.

O nylon duplo é rígido, garantindo que as cintas permaneçam no lugar, sem escorregar ou torcer. As alças de neoprene resistentes à abrasão suportam milhares de elevações de motos caídas.

A fixação dianteira usa parafusos de altíssima resistência: Classe 12.9 para os pontos principais e Classe 8.8 para os auxiliares. A equipe NSX é formada por pilotos e fabricantes, testando cada detalhe em condições reais. Após a instalação, as cintas se integram à moto, oferecendo alívio para as costas ao levantar a motocicleta na lama. O preço é de $5.

Sistema de Esteiras Skinx Commander HD4

Os canadenses trouxeram o Skinx Commander HD4, um sistema de esteiras capaz de carregar 1800 kg (o equivalente a dois Smart). Ele elimina a necessidade de rodas.

As melhorias técnicas incluem:

  • Rolamentos do eixo principal 4 vezes mais resistentes que a concorrência.
  • Ressaltos de tração 46% mais altos e 79% mais largos, resultando em uma área de contato de 1.8 m².
  • Vedações triplas com portas para lubrificação, permitindo atravessar lama por horas sem danos.
  • Três anos de garantia, algo que poucos concorrentes oferecem.
  • Capacidade de suportar lavagem com jato de alta pressão.

As esteiras dianteiras pesam 58 kg e as traseiras 85 kg, mas permitem que o veículo passe onde outros atolariam, seguindo a filosofia de que “desconfortável, barulhento, mas vai a qualquer lugar”.

Guincho Submersível Smirbild X20 Gen 3

O Smirbild X20 Gen 3 possui certificação IP68, o que significa que ele funciona debaixo d’água como se estivesse em casa.

  • Potência: Força de tração de 5.5 toneladas, fornecida por um motor hermético de 7 HP com engrenagens forjadas.
  • Transmissão: Caixa de engrenagens planetárias de três estágios com transmissão 216:1, ideal para equilibrar velocidade e potência.
  • Controle: Controlador à prova d’água (500) instalável em qualquer lugar, e controle remoto sem fio atualizado com USB (que também funciona com fio).
  • Cabo: Sintético de 9.5 mm de diâmetro e 30 m de comprimento, com guia de alumínio house.
  • Freio e Engate: Freio automático fora do tambor e engate deslizante para desenrolamento rápido.

O equipamento pesa 34.5 kg. O fabricante oferece 5 anos de garantia para a parte elétrica e vitalícia para a mecânica. O preço é de $1.000.

Manilha Flatlink e Expert (Factor 55)

A Factor 55 criou a Flatlink e a Expert, manilhas que substituem o gancho tradicional do guincho por um componente inspirado na indústria aeroespacial.

Um pino de titânio com corte duplo é instalado em minutos, sem a necessidade de cortar ou trançar o cabo. O orifício em formato de pera é versátil, compatível tanto com pinos quanto com arcos de manilha padrão, exigindo atenção às cargas laterais.

As proteções de borracha EPDM com quatro pontas serrilhadas protegem as guias de alumínio do cabo, eliminando vibrações e ruídos de metal batendo em metal. A manilha é compatível com a tecnologia Closed System Winting para segurança máxima. Quando dobrada, fica nivelada com a guia, melhorando o ângulo de entrada. O preço é de $340.

Polia Rope Retention Pulley (RRP)

A Factor 55 também desenvolveu a primeira polia para guincho do mundo com sistema de retenção de cabos, a RRP (Rope Retention Pulley).

Os dedos de borracha impedem que o cabo sintético escape da ranhura da polia quando ele fica frouxo — um problema comum no off-road. A polia funciona apenas com cabos sintéticos de 8 a 12 mm de diâmetro e manilhas macias.

O raio ampliado da abertura cria uma superfície lisa, protegendo as manilhas contra desgaste. O revestimento de teflon na superfície crítica reduz o atrito e o aquecimento. O dispositivo suporta até 10 toneladas, pesando apenas 600 g, usinado em alumínio da série 6000 com anodização padrão militar. Custa $115 e é fabricado nos EUA.

Kit Highlift Offroad

O Highlift Offroad Kit transforma um simples macaco agrícola em um guincho manual completo.

O conjunto inclui:

  • Dois suportes de fixação.
  • Correntes de classe G40 com 26 e 15 elos.
  • Ganchos de carga de 9.5 mm.
  • Manilha em formato de ferradura de 16 mm.
  • Cinta de nylon de 2.4 m para proteger árvores.
  • Pino de liberação rápida (substituindo o pino com trava).
  • Luvas Highlift e bolsa resistente.

A única peça que precisa ser comprada separadamente é a corrente principal (cerca de 7.5 m) com ganchos de retenção. O sistema gera força de tração movendo a alavanca repetidamente, de forma eficiente. Custa $127, sendo uma solução genial quando a bateria do guincho elétrico falha.

Desinflador de Pneus Rapid Tire Deflator (Rhino USA)

A Rhino USA, um negócio familiar, criou o Rapid Tire Deflator, um desinflador de pneus com um manômetro robusto de 5 cm de diâmetro que brilha no escuro.

O uso é simples: rosqueia-se na válvula, puxa-se o anel com mola para liberar o ar, e ao soltar o anel, o manômetro mostra a pressão instantaneamente, sem a necessidade de desconexão.

A redução da pressão aumenta a área de contato do pneu, resultando em tração aprimorada em areia e pedras, funcionando como uma suspensão adicional. O corpo pesado se encaixa confortavelmente na mão, mesmo com luvas grossas. O preço é de $5.

Placas de Proteção UHMW Skid Plates (Sismic)

As placas de proteção de fábrica para UTVs são frequentemente insuficientes. A Sismic criou as placas de proteção UHMW Skid Plates, feitas de polietileno de peso molecular ultra alto (UHMW) com 1.3 cm de espessura.

Estas placas são quatro vezes mais grossas que as originais, 56% mais resistentes e feitas de um material autolubrificante que desliza sobre as pedras em vez de prender. Os painéis laterais funcionam como deslizadores e protetores de rocha, cobrindo todo o assoalho, incluindo os diferenciais. A fixação embutida é protegida. Grampos de nylon reforçado utilizam os pontos de fixação originais. O preço é de $1.000.

Amortecedor Chaos Pro Recovery Damper

O amortecedor australiano Chaos Pro Recovery Damper é um sistema de segurança cuidadosamente projetado para cabos.

Seu design combina poliéster preto para resistência e PVC laranja para alta visibilidade, com uma fita refletiva para uso noturno. Fivelas ajustáveis com tiras reforçadas mantêm o amortecedor firme em cabos de qualquer diâmetro.

Os bolsos pesados podem ser preenchidos com areia ou terra para direcionar a energia de um rompimento para baixo, protegendo o para-brisa. Funciona com todos os tipos de cabos (choque, cinéticos ou de guincho). Desenvolvido na Austrália, ele é perigoso como cobras e aranhas. O preço é de $49.

Correntes Antideslizamento RUD Comfort Click to Go

Os engenheiros alemães da RUD criaram as correntes antideslizamento RUD Comfort Click to Go, instaladas com um simples clique.

O sistema usa um adaptador pré-instalado no cubo da roda; basta pressionar para fixar. A folga interna zero é crucial para carros modernos com espaço reduzido entre roda e suspensão.

A versão Click to Go V, com placas e banda de rodagem reforçadas, é projetada para SUVs pesados e veículos elétricos, devido ao peso das baterias. O sistema patenteado de amortecimento se adapta à deformação do pneu e a diferentes tamanhos. Adaptadores universais estão disponíveis em quatro tamanhos, incluindo adaptadores em T para Tesla. A embalagem é ecológica, feita de plástico reciclado.

Kit Truck Clause 2 Commercial Super Single

O Truck Clause 2 Commercial Super Single Kit é voltado para caminhões de até 36 toneladas.

Este sistema utiliza garras maciças de aço que cravam-se em qualquer superfície com firmeza, superando correntes tradicionais que se rompem facilmente sob carga. A instalação rápida é feita com catracas potentes, criando um ponto de apoio sólido.

O aço ligado, submetido a tratamento térmico, une resistência e flexibilidade. O armazenamento compacto atrás dos assentos da cabine não compromete o espaço de carga. A recomendação é instalar ao primeiro sinal de derrapagem e arrancar suavemente. O preço é de $380.

Amortecedor ARB BP51

A empresa australiana trouxe a tecnologia dos amortecedores OME BP51 diretamente do automobilismo profissional.

BP significa bypass, e 51 refere-se ao diâmetro do pistão em milímetros. O corpo de alumínio 6061 com anodização tipo 3 dissipa calor como um radiador e resiste à corrosão.

A absorção de impactos sensível à posição, feita por canais internos, garante conforto no início do curso e rigidez no final. O reservatório externo com pistão flutuante separa o óleo do nitrogênio, evitando a aeração sob cargas extremas.

A regulagem externa e independente de compressão e retorno permite ajustes para qualquer estilo de condução e carga. Cada BP51 é projetado e calibrado com molas Old Man Emu para um modelo específico, garantindo excelência em testes de deserto a estande.

Pá Dobrável Rhino USA com Picareta

A Rhino USA oferece uma pá dobrável multifuncional com picareta integrada.

A lâmina de aço carbono de nível militar se abre até 58 cm, útil para desenterrar um quadriciclo atolado. Dobrada, mede apenas 23 cm, cabendo em uma mochila. O cabo reforçado gera alavanca suficiente para cavar terra congelada.

A picareta no lado oposto quebra gelo, solta solo compactado e pode servir como âncora. O mecanismo giratório trava com um clique, fácil de operar mesmo com luvas. Acompanha capa camuflada para proteger a ferramenta. Ela é útil para abrir trincheiras, limpar trilhas e, em último caso, autodefesa. O preço é de $29.

Carrocerias Customizadas Shannons Engineering

A Shannons Engineering, de 2004, transforma a fabricação de carrocerias customizadas para picapes em uma arte, trabalhando sob medida para cada cliente.

O chassi é totalmente hermético e o painel frontal em aço inox garante durabilidade por décadas. Componentes em alumínio anodizado reduzem o peso sem comprometer a resistência. O projeto ENCAD, auxiliado por computador, garante encaixe perfeito. A empresa é especializada no tune completo da Toyota Land Cruiser 79 Series, incluindo suspensão elétrica.

Thread GT Leveling Ramps

As Thread GT Leveling Ramps resolvem o problema de estacionar caravanas em superfícies irregulares, oferecendo elevação de até 115 mm com alta resistência.

O sistema possui placas antiderrapantes que evitam afundamento no solo. O design exclusivo Thread Link conecta todos os componentes em um único módulo para armazenamento. Orifícios de drenagem escoam a água, prevenindo poças e corrosão.

O conjunto completo inclui duas rampas (370 x 248 mm), dois calços (335 g) e quatro placas antiderrapantes (275 g cada), totalizando 5 kg. O sistema é compatível com veículos que variam de campares compactos a enormes trailers. O preço é de $145.

Perguntas Frequentes

  • Como a Âncora Terrestre GRP garante maior resistência?
    A GRP utiliza modelagem computacional pelo Método de Elementos Finitos, além de ser construída com aço europeu e revestimento militar anticorrosão.
  • O que torna os óculos Scott Fury WFS práticos para lama?
    Eles utilizam o sistema WFS50 Roloff com uma tela transparente antiresíduos que pode ser trocada rapidamente, mesmo usando luvas, mantendo a visibilidade limpa.
  • Qual a capacidade de suporte da Artic Anchor?
    A Artic Anchor suporta incríveis 4.5 toneladas, sendo projetada para garantir a autoevacuação em situações críticas no gelo.
  • É possível instalar as correntes RUD sem ferramentas complexas?
    Sim, as correntes RUD Comfort Click to Go são instaladas com um clique, utilizando um adaptador pré-instalado no cubo da roda.
  • Qual a vantagem do Desinflador Rapid Tire Deflator?
    Ele permite desinflar os pneus e ler a pressão instantaneamente sem desconectar o medidor da válvula, otimizando o tempo antes de entrar nas dunas.