Waymo Libera o Uso de Robotáxis em Rodovias
A Waymo expandiu a capacidade de seus táxis autônomos, permitindo que os passageiros utilizem as rodovias (freeways) em cidades como São Francisco, Phoenix e Los Angeles. A empresa vinha testando essa funcionalidade de alta velocidade com seus funcionários há mais de um ano, inclusive mostrando a navegação em rodovias em maio de 2024. Agora, essa capacidade está sendo disponibilizada para os usuários comuns.
Disponibilidade Gradual da Funcionalidade
Inicialmente, o recurso de rodovia estará acessível apenas para clientes que aderiram ao acesso antecipado (early access) aos serviços e novidades mais recentes da Waymo. Posteriormente, a funcionalidade será liberada para um público maior com o passar do tempo.
Atualmente, a Waymo oferece seu serviço de robotáxi em cinco cidades, com planos de expansão. Até agora, as viagens totalmente autônomas eram limitadas a ruas de superfície, o que poderia resultar em trajetos mais longos. A inclusão das viagens em rodovias promete rotas mais diretas e rápidas para os destinos dos passageiros.
Experiência em Alta Velocidade
Em um teste realizado em uma rodovia perto de San Bruno, a experiência foi notavelmente suave. O carro autônomo demonstrou capacidade de manobrar com facilidade, entrando e saindo de rampas, e realizando mudanças de faixa sem apresentar dificuldades.
É importante notar que o veículo segue rigorosamente os limites de velocidade estabelecidos, o que pode diferenciá-lo de outros motoristas no trânsito. Apesar disso, o carro manteve um bom ritmo geral, fazendo com que o passageiro rapidamente esquecesse que não estava em um carro de transporte comum. A sensação geral foi de tranquilidade durante o percurso.
Quando a capacidade de rodovia for liberada para o usuário, a tecnologia autônoma da Waymo determinará a rota ideal com base em fatores como congestionamento, tempo e obras na via.
Um Marco para a Waymo
Este avanço representa um momento de “círculo completo” para a Waymo. As primeiras milhas de teste autônomo da empresa foram realizadas justamente em rodovias, quando o projeto ainda estava começando como a iniciativa de carro autônomo do Google.
Aprimorar as viagens autônomas em rodovias exigiu um grande esforço de testes. A empresa utilizou uma combinação de condução em pistas fechadas e simulações para encenar diversas situações, desde a simples inserção na rodovia até eventos mais drásticos, como um carro capotando. Esses cenários foram repetidos exaustivamente para treinar o sistema a reagir a qualquer eventualidade em situações de alta velocidade.
Expansão da Área de Cobertura
A Waymo também está ampliando sua área de operação em torno de São Francisco. A cobertura agora se estende por mais de 260 milhas quadradas da Bay Area, incluindo viagens de e para o Aeroporto Internacional de San Jose Mineta. A empresa planeja, em um futuro próximo, incluir também o Aeroporto Internacional de São Francisco em sua área de serviço.
Perguntas Frequentes
- O que mudou na operação dos robotáxis da Waymo?
A principal mudança é a liberação do tráfego em rodovias (freeways) nas cidades de São Francisco, Phoenix e Los Angeles para os passageiros. - Como a Waymo treinou seus veículos para as rodovias?
A empresa usou uma combinação de testes em pistas fechadas e simulações para treinar o sistema a reagir a eventos variados, incluindo situações de alta velocidade e eventos drásticos. - Como saber se posso usar o recurso de rodovia?
Inicialmente, o recurso é liberado para clientes que optaram pelo acesso antecipado aos serviços mais recentes da Waymo, sendo expandido gradualmente depois. - Qual a vantagem de usar o robotáxi em rodovias?
As viagens em rodovias podem oferecer rotas mais diretas e rápidas para os destinos dos passageiros, dependendo de fatores como congestionamento. - Qual a área de cobertura atual da Waymo em São Francisco?
A área de serviço na Bay Area abrange mais de 260 milhas quadradas, incluindo o Aeroporto Internacional de San Jose Mineta, com planos de incluir o Aeroporto Internacional de São Francisco em breve.
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