Acura Adx 2025: O Novo SUV Compacto que Parece Familiar

Acura ADX: Explorando o Novo SUV Compacto de Luxo

O Acura ADX representa a mais nova e uma das menores adições à linha da Acura. Este lançamento é considerado um marco significativo para o sucesso da marca e para atrair um novo perfil de compradores, visto que o segmento de SUVs pequenos é atualmente o mais aquecido da indústria automotiva nos EUA. Embora o segmento seja concorrido, a importância de ter uma opção competitiva nele é inegável.

Dimensões e Plataforma

O ADX é o SUV de menor porte da Acura e compartilha a mesma arquitetura global do sedã Integra, lançado recentemente. Curiosamente, ele possui exatamente o mesmo comprimento do Integra, medindo 185.8 polegadas. No entanto, sua distância entre eixos é cerca de 3 polegadas menor que a do sedã esportivo, ficando em 104.5 polegadas. Não é coincidência que esta medida seja idêntica à do Honda HR-V.

Este SUV de luxo de entrada foi projetado para competir diretamente com modelos como o Mercedes-Benz GLA Class, o Audi Q3 e o Lexus UX.

Design Exterior

Na parte frontal, o ADX exibe o design clássico da Acura, com uma versão simplificada dos faróis duplos e as luzes diurnas em formato de “chicane”. Isso se conecta a uma grade pentagonal proeminente, que lembra uma joia, destacada por um grande emblema da Acura na ponta superior.

Ao olhar a traseira do veículo, percebe-se uma influência maior do DNA do HR-V, evidente nos pilares D robustos, nas proporções das lanternas traseiras e na escala geral do SUV.

Recurso Prático: Tampa do Porta-Malas

Uma das funcionalidades mais interessantes é a tampa do porta-malas elétrica. Diferentemente de muitos sistemas que exigem que o usuário pressione um botão de fechamento enquanto se afasta, o ADX oferece o recurso de **”Walk Away Liftgate”** (Tampa do Porta-Malas ao se Afastar). Após carregar os pertences e pressionar o segundo botão da chave, o motorista pode simplesmente se afastar com as mãos ocupadas, e o veículo fechará o porta-malas automaticamente assim que detectar uma distância segura.

Tecnologia e Interior

O interior do ADX é dominado por duas telas: um painel de instrumentos digital de 10.2 polegadas e uma tela de infoentretenimento principal de 9 polegadas. Apesar de ser o número menor, a proporção da tela central a torna visualmente maior em termos de espaço útil.

Uma característica notável é que a tela central é orientada completamente perpendicular ao painel, o que é ótimo para o acesso do passageiro. Contudo, para motoristas mais baixos ou que se sentam mais próximos ao volante, essa orientação pode fazer com que a tela pareça estar ligeiramente inclinada para longe do assento do condutor, uma situação que as montadoras geralmente evitam ao inclinar as telas em direção ao motorista.

No lado direito da tela, há um botão físico para controle de volume, um detalhe que é apreciado, dado que muitos veículos recentes omitem este recurso básico.

O sistema é alimentado pelo software **Google built-in**, que inclui:
* Google Maps para navegação.
* Google Play Store para download de aplicativos.
* Google Assistant para controle por voz.

Além disso, o sistema suporta **Android Auto** e **Apple CarPlay**, tanto via conexão com fio quanto sem fio. Isso é particularmente vantajoso para usuários de iPhone que prefiram não compartilhar todos os seus dados com o ecossistema Google.

Desempenho e Transmissão

Sob o capô, o ADX utiliza um motor 4 cilindros turboalimentado de 1.5 litros, gerando 190 cavalos de potência. Este valor é cerca de 10 cavalos a menos que o encontrado no Integra. O torque de 179 lb-ft também é inferior ao do sedã esportivo, embora esse torque máximo seja alcançado 100 RPM mais cedo.

A transmissão disponível é do tipo Continuamente Variável (CVT), que permite ao motorista simular trocas de marcha utilizando as borboletas (paddle shifters), embora não seja uma configuração particularmente recomendada.

O veículo oferece quatro modos de condução:
* Normal
* Comfort
* Snow (Neve)
* Sport

O modo **Sport** otimiza a resposta do acelerador e a lógica da transmissão para proporcionar a experiência de direção mais responsiva e a melhor aceleração.

Economia de Combustível e Preços

A média de consumo de combustível relatada foi de aproximadamente 24 a 25 milhas por galão com direção majoritariamente em rodovias. Para um veículo deste porte e classe, este número é considerado razoável, mas não excepcional. Quem prioriza economia de combustível nesta categoria pode querer considerar modelos como o Lexus UX ou até mesmo o NX (que é um pouco maior), ambos oferecendo melhor eficiência pelo mesmo patamar de preço.

Em relação aos preços:
* O Acura ADX tem um preço inicial de **$35.000** para o modelo base com tração dianteira.
* A versão testada, Aspec com pacote Advanced, alcança cerca de **$42.000** no topo da linha.
* Deve-se adicionar $2.000 a qualquer um desses valores se a opção de tração integral (All-Wheel Drive) for escolhida.

O segmento de SUVs pequenos é crucial no mercado de carros novos nos EUA, representando cerca de 30% das vendas de veículos novos até 2025 (incluindo subcompactos e pequenos SUVs), superando até mesmo o volume de vendas de picapes. Por isso, a competitividade do ADX é vital para a Acura.

Considerações Finais

No geral, o ADX é um produto muito bem-recebido, pois combina elementos de veículos apreciados em um pacote coeso e estiloso. Ele herda o DNA da Honda, tornando-o agradável de dirigir mesmo em condução normal, e possui o “Mojo” da Acura, que o torna um ótimo carro para se estar e um modelo atraente visualmente. O nível de performance e tecnologia oferecido pelo preço o posiciona como um ótimo custo-benefício dentro do nicho de luxo de entrada, embora o HR-V ofereça um valor intrínseco superior se o fator luxo não for a prioridade.

Perguntas Frequentes

  • O que diferencia o Acura ADX do Honda HR-V?
    Ambos compartilham a arquitetura global, mas o ADX é posicionado como um SUV de luxo de entrada, oferecendo acabamentos, tecnologia e marca premium em comparação com o foco mais utilitário e econômico do HR-V.
  • Qual o motor padrão do Acura ADX?
    O ADX vem com um motor 4 cilindros turboalimentado de 1.5 litros, que produz 190 cavalos de potência.
  • É possível escolher entre tração dianteira ou integral?
    Sim, o ADX está disponível em versão com tração dianteira (FWD) ou com tração integral (AWD) opcional.
  • Como funciona o sistema de infoentretenimento?
    Ele utiliza o software Google built-in, que oferece Google Maps, Google Play Store e Google Assistant, além de suporte a Android Auto e Apple CarPlay (com fio ou sem fio).
  • Por que a tela central é orientada de forma perpendicular ao painel?
    Essa orientação é pensada para melhorar o acesso e a visibilidade pelo passageiro, embora possa ser um ponto de ergonomia para motoristas que sentam mais próximos ao volante.