Na nossa experiência de testes, já avaliamos diversos aparelhos, mas o Huawei Pura X se destaca como um dos mais incomuns que já analisamos. Este celular, inclusive, está banido na Índia, mas conseguimos trazê-lo para análise.
O Pura X possui um fator de forma verdadeiramente diferente. Diferente dos aparelhos que dobram ao meio (como os flip phones tradicionais) ou aqueles que dobram duas vezes, este modelo inova de uma maneira única.
O Fator de Forma Inovador
Quando está fechado, o aparelho se assemelha a um flip phone, mas ele não se abre da maneira convencional. Ele se desdobra em um movimento lateral. Ao abri-lo, é necessário rotacioná-lo para usar a tela principal.
A primeira impressão ao segurar o Pura X é de estranheza: qual seria a forma correta de utilizá-lo? Se for usado totalmente aberto, ele se torna muito largo e desconfortável. No entanto, após se acostumar com o manuseio e compreender seu funcionamento, a sensação se torna bastante normal.
A grande questão é se esse formato peculiar é realmente útil ou se é apenas um artifício de marketing. A resposta é complexa e surpreendente: ele consegue ser ambos.
Ao contrário de outros dobráveis, este telefone nunca existe em um formato de barra tradicional. Ele está sempre em uma das duas configurações: dobrado ou totalmente aberto. Contudo, ele compensa isso com a funcionalidade completa da tela externa.
A Experiência com a Tela Externa
O módulo da câmera fica posicionado na parte superior da tela externa, o que impede que os dedos atrapalhem a visualização, diferentemente do que ocorre em outros flip phones. Além disso, há um alto-falante e um microfone localizados ali, permitindo que você atenda chamadas com o aparelho neste formato.
A qualidade da tela externa é notável. Trata-se de um painel LTPO AMOLED de 3.5 polegadas que fica extremamente brilhante e é muito responsivo. Graças à qualidade da tela e às animações fluidas, a sensação é de estar usando uma tela principal, e não uma secundária.
É possível abrir qualquer aplicativo, e ele funcionará normalmente. Embora não tenhamos conseguido rodar jogos em nossa unidade (por ser uma versão destinada à China), todas as outras funções, como navegação no navegador, uso do aplicativo de telefone e galeria, funcionam perfeitamente.
Digitar não parece apertado, pois a largura da tela externa é similar à de um celular comum. O ponto negativo é que a visualização é comprometida, já que é apenas metade da tela total. A tela externa é ótima para usos mínimos e cotidianos, mas para assistir a um vídeo, você precisará abri-lo.
A transição entre a tela interna e a externa é excelente.
A Tela Interna e Usabilidade
A tela interna também é de altíssima qualidade. É um painel LTPO de 6.3 polegadas com uma proporção de tela incomum de 16:10, algo que não se vê em outros smartphones atualmente. Em comparação com outros modelos, ela é mais curta e “gordinha”.
Embora segurá-lo aberto possa ser um pouco desconfortável no início, se você gosta de ler, irá adorar este formato. Comparado a um celular padrão, ele exibe muito mais conteúdo. Além disso, digitar nesta tela ampla é facilitado.
Entretenimento e Áudio
Um aspecto em que este aparelho se destaca surpreendentemente é na experiência de assistir a filmes, e isso não se deve apenas ao display. A razão principal é o seu sistema de áudio único, composto por três alto-falantes: dois nas laterais e um na parte traseira. Juntos, eles criam uma experiência de som surround bastante imersiva.
E sim, é possível atender chamadas com o aparelho neste formato, apesar de a aparência ser um pouco estranha.
Câmeras Impressionantes
As câmeras também são um ponto forte e impressionante do Pura X. No momento em que a primeira foto foi tirada, houve um questionamento sobre a real qualidade delas, e a confirmação é: elas são boas.
Como as câmeras ficam na parte superior, você não precisa rotacionar o telefone para tirar selfies, e elas saem nítidas. As cores, os detalhes e a nitidez são ótimos, mesmo em condições de pouca luz. As fotos tiradas com todas as lentes foram muito satisfatórias.
A transição de zoom no aplicativo da câmera é muito prazerosa, com hápticos e sons que incentivam a utilização constante.
Performance e Sistema Operacional
Em termos de desempenho, o dispositivo conta com o processador Kirin 9020, 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento. Embora não tenha sido possível rodar benchmarks, a experiência de uso foi extremamente fluida. Isso é atribuído tanto ao processador, que se comporta como um bom chip de gama média, quanto às animações suaves em todas as ações, como abrir apps, deslizar por widgets ou acessar as configurações rápidas.
O aparelho está rodando no HarmonyOS, que é uma alternativa ao Android para a China. Isso significa que não é possível instalar aplicativos Android ou APKs diretamente. Apesar disso, conseguimos instalar alguns apps que rodaram sem problemas.
Uma funcionalidade muito interessante é a capacidade de passar páginas automaticamente em um aplicativo de leitura: basta olhar para a câmera, e a página vira sozinha, eliminando a necessidade de toque manual.
Bateria e Carregamento
Este pequeno dispositivo abriga uma bateria de 4.720 mAh, o que é maior do que as encontradas em modelos como o Razer ou o Samsung Flip. O carregamento é rápido e ainda conta com suporte a carregamento sem fio e carregamento sem fio reverso.
Conclusão: Mais que um Gimmick
A abordagem do Huawei Pura X é um conceito muito interessante, e posso afirmar que ele não é um artifício de marketing. A principal vantagem dele é que ele não tenta se disfarçar de um celular tradicional, ao contrário de muitos outros dobráveis. Ele possui seu próprio fator de forma.
Pode ser um pouco estranho ou desconfortável no início, mas, conforme você o utiliza, ele se torna cativante. É lamentável que este modelo não esteja disponível na Índia, pois a inovação que a Huawei está desenvolvendo na China merece ser experimentada por um público maior.
Perguntas Frequentes
- O que torna o fator de forma do Huawei Pura X único?
Ele se desdobra lateralmente em vez de abrir como um flip phone tradicional, resultando em um dispositivo que nunca assume o formato de barra padrão. - Como funciona a experiência de assistir a filmes no Pura X?
A experiência é imersiva graças a um sistema exclusivo de três alto-falantes que criam um som surround. - É possível usar aplicativos Android normalmente neste aparelho?
Não diretamente, pois ele roda HarmonyOS, uma alternativa ao Android para a China, o que impede a instalação de APKs padrão. - Qual a vantagem do formato aberto para leitura?
A tela interna de 16:10, mais larga, comporta mais conteúdo que um celular comum, e o aparelho possui um recurso de virar a página automaticamente ao olhar para a câmera. - Qual o tamanho da bateria do dispositivo?
Ele possui uma bateria de 4.720 mAh, que é maior que a de alguns concorrentes dobráveis conhecidos.






