Apple iPhone 17: Teste no Mundo Real Após Seis Meses

Explorando o iPhone 17: Um Olhar Detalhado no Modelo Base

Iniciamos mais um teste prático com o mais novo modelo base da linha iPhone 17. Uma observação inicial importante é que, nesta geração, há apenas um tamanho disponível para este modelo específico. Antes de sairmos para explorar a cidade com o novo aparelho, faremos nossa checagem matinal de café.

Coffee Check: Um Café Especial

Bem-vindos ao nosso momento de checagem de café, que acontece no meu próprio estabelecimento, uma cafeteria e torrefadora que abri há pouco mais de um ano.

Temos uma novidade deliciosa: encontramos um café que remete muito àquele que tínhamos quando inauguramos, e que nós todos procurávamos incessantemente. Trata-se de um café etíope da região de Worka Sakaro. Embora eu não vá entrar em detalhes sobre o processo de produção neste momento, se houver interesse, posso aprofundar o assunto em outro momento.

O que realmente chama a atenção neste café são suas notas distintas de mirtilo (blueberry). É tão proeminente que o preparamos como um latte, adicionando apenas um toque do nosso xarope de baunilha artesanal, resultando em um sabor que lembra um muffin de mirtilo. É fascinante ver a reação dos clientes quando descobrem que não há nenhum aromatizante de mirtilo na bebida.

Se você quiser experimentar, o café está disponível em nosso site. Para quem está em Nova York, recomendo vir experimentá-lo como um latte aqui na cafeteria.

Design e Tela: Evolução Sutil

Em termos de design, o iPhone 17 não traz grandes novidades revolucionárias, especialmente se você já está familiarizado com os modelos recentes da linha. Ele é, em grande parte, similar ao iPhone 16 em sua aparência. Mantemos a configuração de câmera dupla vertical na traseira, as bordas planas e os cantos arredondados, juntamente com a traseira de vidro fosco e a estrutura.

Curiosamente, não desgosto da manutenção do design, pois ele ainda transmite uma sensação de alta qualidade e construção sólida. Gostei particularmente das novas cores pastel, como o lavanda da unidade que estou utilizando para análise.

No entanto, ele não é idêntico ao iPhone 16. O novo modelo é ligeiramente mais alto, e as bordas ao redor da tela estão mais finas. Isso permite que ele acomode uma tela um pouco maior: 6.3 polegadas, comparado aos 6.1 do iPhone 16. Essa mudança ocorre sem um aumento significativo no tamanho geral do aparelho. O peso aumentou apenas 4g em relação ao antecessor.

Percebe-se que a Apple buscou um meio-termo entre o iPhone 16 e o 16 Plus. O iPhone 17 agora conta com a tela de 6.3 polegadas, enquanto o 16 Plus tinha 6.7 polegadas, e não existe mais o modelo “Plus”.

Além disso, o painel de tela é o melhor que já equipou um iPhone de base. Ele está no mesmo nível de toda a linha iPhone 17, desde o Air até os modelos Pro. Todos eles agora contam com um novo **revestimento antirreflexo**, facilitando a visualização sob luz solar direta (embora eu não tenha notado uma diferença drástica).

A grande novidade da tela é a taxa de atualização adaptativa de **120 Hz**, um salto em relação aos 60 Hz estáticos do iPhone 16 e outros modelos de base anteriores. Isso torna a rolagem, animações e jogos compatíveis muito mais fluidos e potencialmente mais envolventes. Esta taxa pode descer até 1 Hz, dependendo do que está sendo exibido na tela, o que ajuda a economizar energia e possibilita o uso do recurso **Always On Display** sem um grande impacto na bateria.

É um passo surpreendente e positivo que a Apple tenha finalmente elevado o painel de todos os modelos ao nível mais alto disponível, em vez de restringir esses recursos apenas aos modelos Pro. Isso o coloca em paridade com o crescente número de aparelhos Android nessa faixa de preço.

Carregamento e Bateria (Patrocínio)

Falando em bateria, se você precisa de uma solução confiável para energia extra em viagens ou para carregar múltiplos dispositivos rapidamente, os novos produtos da Anker, da linha Anker Prime, são excelentes opções.

A Anker lançou um carregador multipuerto de 160W, extremamente compacto, e um power bank de 300W, líder na indústria. O carregador utiliza a tecnologia GAN Prime 2.0 da Anker, combinando cinco tecnologias para garantir a máxima potência de carregamento para cada dispositivo de forma segura. Ele pode carregar três aparelhos simultaneamente em alta velocidade. Este carregador possui a maior densidade de potência e a maior eficiência de conversão de energia da Anker, equiparando-se à eficiência de três carregadores Apple separados. Ele também conta com um display chamado Anker Sense, que permite visualizar informações detalhadas sobre a saída individual de cada porta, temperatura e modo de carregamento.

O power bank de 300W é potente o suficiente para carregar dois MacBook Pros simultaneamente em potência máxima. Uma única porta USB-C pode atingir 140W. Ao utilizar dois carregadores ou o novo carregador de três portas, ele aceita energia dupla para atingir 250W e recarregar o banco muito mais rápido. Caso contrário, ele pode ser carregado a uns bons 140W através de uma única porta USB-C. Ao usar o power bank com o carregador multipuerto, ele atinge 150W.

A capacidade da bateria é de 26.250 mAh (99.75 Wh). Isso é suficiente para manter um iPhone 17 Pro Max transmitindo vídeos por 4 dias seguidos, se estivesse plugado. O dispositivo está em conformidade com as normas da TSA (menos de 100 Wh) e é mais leve que outros power banks de capacidade similar que já utilizei. Ele também possui displays múltiplos, semelhantes aos do carregador, para fornecer informações de carregamento.

Passeio em Greenpoint, Brooklyn

Continuando nosso teste em campo, visitamos o Jubilee Market and 20 Graham Cafe, um bar local em Greenpoint, Brooklyn, situado dentro de uma antiga loja de carpetes, de onde tira seu nome. O ambiente tem vibes clássicas de bar, com pinball e um piso xadrez que aprecio muito. É um local casual, tranquilo, aberto até as 2h da manhã, sete dias por semana.

Ao contrário da maioria dos bares que têm happy hour, o Temmpkins já oferece alguns dos drinques mais baratos do bairro, sendo quase um happy hour constante. O proprietário, Young Kim, foi inspirado por um pequeno local de *sliders* (mini hambúrgueres) de Nova Jersey chamado White Mana, e tentou recriar um estilo similar. Ele contratou a chef Samantha Lammana para criar o hambúrguer, que leva: pão de batata Martin’s cozido lentamente com alho, picles, cebolas caramelizadas, um hambúrguer esmagado (*smashed patty*) e molho especial. São pequenos, simples e deliciosos.

O grande destaque é o preço: $2.90 (com ou sem queijo), um pouco acima dos antigos $2.15 e $2.55, respectivamente, devido ao aumento do custo da carne. Kim afirma que está vendendo-os no preço de custo, usando-os como um “isca” para atrair clientes para o mercado subterrâneo que existe abaixo do restaurante, na esperança de que eles façam suas compras de supermercado ali a partir de então. Sinceramente, são tão bons que eu comeria um saco deles facilmente, e o preço é imbatível.

Câmeras

As câmeras do iPhone 17 apresentam algumas melhorias notáveis. Ainda temos apenas duas lentes: a principal e a ultrawide. No entanto, agora, ambas as câmeras possuem **48 megapixels**, em contraste com os 48MP da principal e 12MP da ultrawide no modelo anterior. Além disso, a câmera ultrawide agora utiliza um sensor ligeiramente maior.

Isso sugere que as fotos capturadas com a ultrawide devem apresentar melhor desempenho em pouca luz e mais nitidez.

Assim como antes, a câmera principal pode ser recortada para obter um zoom de 2x sem recorrer ao zoom digital, o que resultaria em fotos mais granuladas. Em geral, as fotos ficam ótimas na maioria das condições. Em ambientes bem iluminados, elas são detalhadas, coloridas e possuem um *bokeh* (desfoque de fundo) decente. Embora o sensor principal não seja tão grande quanto o do iPhone 17 Pro, o desempenho em pouca luz é comparável ao do iPhone 16. Por outro lado, a ultrawide entrega imagens mais claras em condições de pouca luz.

Na câmera frontal, recebemos o novo sensor quadrado de **18 megapixels** presente no restante da linha. A vantagem disso é que não importa se você segura o telefone na horizontal ou na vertical; você pode alternar entre fotos horizontais e verticais com um botão na tela. Isso é muito prático, facilitando a captura em ambas as orientações de forma confortável.

O aparelho também suporta o recurso **Center Stage**, que ajusta automaticamente o enquadramento para incluir ou excluir pessoas detectadas na foto. Assim como na câmera traseira, há um botão na tela para alternar manualmente entre os modos. Pessoalmente, prefiro selecionar manualmente o enquadramento ou ajustar posteriormente.

Bateria e Desempenho

A vida útil da bateria no iPhone 17 é bastante satisfatória. Os dados de uso mostram que ela é mais do que suficiente para um dia normal de atividades. O carregamento também é um pouco mais rápido que o do iPhone 16: usando um carregador de **40W ou superior**, você consegue 50% de carga em 20 minutos, o que é um bom avanço.

Quanto ao desempenho, ele é bom, como se espera. É adequado para tudo o que a maioria das pessoas faz com seus smartphones hoje em dia. Ele vem equipado com o chip A19 da Apple, o que significa que ele não é tão rápido quanto o iPhone 17 Pro, que utiliza o chip A19 Pro. Contudo, a menos que você esteja realizando tarefas extremamente intensivas, o que é incomum para a maioria dos usuários, essa diferença não será perceptível.

Conclusão

Pode-se pensar que o iPhone 17 é um pouco monótono. O modelo de base sempre foi a opção mais popular e, este ano, ele recebeu atualizações significativas: **melhor tela (120Hz), melhor câmera (ambas 48MP) e um grande aumento na duração da bateria**.

O preço, ao compararmos os tamanhos de armazenamento equivalentes (256GB agora é o padrão no 17, contra 128GB no 16), é o mesmo do ano passado. Com esses fatores em mente, este modelo pode até representar um excelente negócio.

***

Perguntas Frequentes

  • O que mudou no design do iPhone 17 em relação ao 16?
    O design é majoritariamente o mesmo, mas o iPhone 17 é ligeiramente mais alto e possui bordas de tela mais finas, permitindo uma tela maior de 6.3 polegadas.
  • Qual a principal melhoria na tela do iPhone 17?
    A principal melhoria é a introdução da taxa de atualização adaptativa de 120 Hz em toda a linha, juntamente com um novo revestimento antirreflexo.
  • Como as câmeras foram atualizadas no modelo base?
    Ambas as câmeras traseiras (principal e ultrawide) agora são de 48 megapixels, e a ultrawide usa um sensor ligeiramente maior. A câmera frontal também recebeu um novo sensor de 18 megapixels.
  • É possível carregar o iPhone 17 mais rápido que o modelo anterior?
    Sim, é possível obter 50% de carga em 20 minutos utilizando um carregador de 40W ou superior.
  • Qual a diferença de desempenho entre o iPhone 17 e o 17 Pro?
    O iPhone 17 utiliza o chip A19, enquanto o 17 Pro utiliza o chip A19 Pro, sendo este último mais rápido em tarefas muito intensivas.