Análise Detalhada do Google Pixel 9a: Design, IA e Câmeras
Este artigo explora as características do novo Google Pixel 9a, o telefone de entrada da série Pixel 9, lançado em meio aos eventos do Google I/O em Mountain View, Califórnia.
Contexto da Análise
A análise acontece em Mountain View, CA, casa do Google, durante o início do Google I/O. Aproveitando a estadia, o teste do telefone será conduzido enquanto se explora o que o evento tem a oferecer.
Antes de tudo, uma breve parada em um café no hotel Shashi, um lugar com ambiente agradável, piscina, bar e um lounge com lareira a gás. O café, Cart Blanch, tem acesso externo e uma atmosfera “hipster” em comparação com cafés de hotel típicos. É possível levar o café e a comida para o lounge para um ambiente mais aconchegante. O café servido é da Vertigo Coffee Roasters, e há opções de café da manhã e almoço, além de doces. Foi consumido um flat white acompanhado de babka, um pão trançado doce originário das comunidades judaicas da Polônia e popular na Europa Oriental.
Design e Tela
O Google Pixel 9a parece estar mais alinhado com seus irmãos mais caros da linha Pixel 9 do que qualquer outro modelo da série A anterior, começando pelo seu design. Ele compartilha os cantos arredondados e as bordas planas de alumínio fosco, o que o torna confortável de segurar.
Uma diferença notável é a tela, que possui o mesmo tamanho do Pixel 9, o modelo mais caro.
No entanto, o design do módulo de câmera é distinto em relação ao Pixel 9. O Pixel 9a marca o retorno de um visual de câmera “embutida” (flush), que era característico de todos os Pixels desde o Pixel 6 (exceto pelo Pixel 9 Pro Fold). Embora não seja completamente rente à carcaça, a aparência é bem próxima disso. Enquanto alguns podem achar esse visual um pouco sem graça, ele confere ao telefone um aspecto minimalista, ajudando a diferenciá-lo dos modelos principais.
A traseira do Pixel 9a é feita de plástico, em vez de vidro como nos outros Pixel 9, mas o material não parece barato.
O Pixel 9a é maior em altura e largura que o Pixel 8a, mas mantém a mesma espessura. Este aumento de tamanho permite uma tela maior de 6.3 polegadas, a mesma tela encontrada no Pixel 9. Isso significa que o painel é visivelmente mais brilhante que o do Pixel 8a, o que é ótimo para uso externo. A taxa de atualização permanece em 120 quadros por segundo, garantindo fluidez. Embora a resolução não seja tão nítida quanto a do Pixel 9 Pro ou outros modelos mais caros, o detalhe da tela ainda é perfeitamente satisfatório.
Novidades do Google I/O e IA
O evento deste ano colocou foco intenso em IA, com o tema sendo a “Temporada Gemini”. Diferente de anos anteriores, onde anúncios de Android ocorriam no I/O, as novidades do Android foram apresentadas em um evento virtual separado, dedicando este I/O especificamente ao Gemini e à Inteligência Artificial.
Os principais anúncios de IA incluíram:
* **Modelos Gemini:** Lançamento do Gemini 2.5 e 2.5 Pro, com benchmarks posicionando a versão Pro no topo.
* **Google Beam (HP):** Uma versão de varejo (anunciada no ano passado como Projeto Starlight) que usa múltiplas câmeras para criar uma versão 3D realista do usuário para videochamadas.
* **Google Meet Live Translation:** Demonstração da tradução ao vivo entre idiomas. Espanhol e Inglês já estão disponíveis, com mais idiomas chegando em breve.
* **Gemini Live com Câmera:** Demonstração interativa onde o Gemini corrigia enganos do usuário ao analisar um feed de vídeo compartilhado, como confundir um poste de luz com um carro conversível. Este recurso está sendo expandido para Android e iOS.
* **Project Mariner (Agente de IA):** Um agente que pode interagir com a web e executar ações em nome do usuário através da nova habilidade “computer use”. Ele pode controlar o navegador e, futuramente, outros aplicativos. O agente também pode realizar até 10 tarefas simultâneas usando o recurso “teach and repeat”, onde o usuário demonstra uma ação e o agente a replica.
* **Modelos de Geração de Vídeo (VeO):** Amostras do VeO 3, um modelo com melhor compreensão da física para geração de vídeo, que agora inclui a adição de áudio (foi mostrado um exemplo dramático sobre o oceano).
* **Busca no Chrome:** Um novo modo de busca no Chrome que se assemelha a conversar com o Gemini, sugerindo que pode ser o futuro da busca tradicional do Google, com rollout começando nos EUA.
* **Try-On para Compras:** Um modo de teste onde se submete uma foto do usuário e as roupas desejadas são aplicadas sobre o corpo, considerando a física do mundo real.
* **Geração de Imagem (Imagen 4):** Uma atualização do Imagen 3, a ferramenta de geração de imagens.
* **Geração de Música (LIA 2):** Atualização da ferramenta de geração de música.
* **Flow:** Uma ferramenta de edição de vídeo que permite criar e estender cenas usando prompts, podendo usar imagens carregadas como referência.
Hardware Adicional
O hardware de referência para Android XR foi apresentado, embora não tenha sido permitido filmá-lo. Os protótipos de óculos são mais leves que os Meta Ray-Bands e possuem câmera, *heads-up display* na lente direita, microfones e alto-falantes. Foi possível usá-los para pedir informações sobre uma pintura e explicar uma carta de tarô, demonstrando integração contínua com IA. Foram anunciadas parcerias com a Warby Parker e a General Monster.
Câmeras e Software do Pixel 9a
O Pixel 9a vem com o mesmo chip Tensor G4 encontrado nos modelos Pixel 9 mais caros, embora com um pouco menos de memória RAM. Apesar da reputação de menor desempenho bruto em comparação com chips Qualcomm e Apple, o G4 é mais do que suficiente para todas as tarefas atuais.
O telefone recebeu algumas atualizações de software desde que foi usado pela primeira vez, há mais de um mês.
Uma preocupação inicial era se a mudança para um módulo de câmera “embutido” exigiria sensores menores, comprometendo a qualidade. Contudo, a câmera principal de 48 MP (f/1.7) é, na verdade, um sensor maior que o da câmera de 64 MP do Pixel 8a. Isso permite capturar mais luz, resultando em fotos em ambientes escuros significativamente melhores que as do 8a, com mais detalhes gerais.
A câmera ultrawide de 13 MP (f/2.2), por outro lado, ainda tem dificuldades com pouca luz, assim como no Pixel 8a.
Em boa iluminação, as fotos são ótimas. Embora possam não ter tanta profundidade quanto as do Pixel 9, são geralmente superiores às do Pixel 8a. O Pixel 9a, assim como o Pixel 8a e o Pixel 9, não possui câmera telefoto. Embora fosse padrão para a faixa de preço anteriormente, aparelhos mais baratos como o Nothing Phone 3a Pro já oferecem três câmeras (o que pode ser um subsídio de custos da Nothing para ganhar mercado). No entanto, o zoom digital do Pixel 9a, apoiado pelo *upscaling* de IA, parece tão bom quanto o zoom óptico de 3x do concorrente em boa luz. A conclusão é que o Pixel 9a ainda tem a melhor câmera para qualquer telefone abaixo de $500.
Recursos de Edição de Foto com IA
O Pixel 9a herda as ferramentas de edição baseadas em IA do Pixel 9:
* **Magic Editor:** Apresentado como muito superior ao Magic Eraser para remover objetos, apesar de levar mais tempo.
* **Best Take:** Permite trocar rostos entre fotos de grupo para garantir que todos pareçam bem.
O Magic Editor utiliza um modelo de IA na nuvem, enquanto o Magic Eraser pode estar usando o modelo de IA no dispositivo.
Gemini no Pixel 9a
O Gemini está em destaque, assumindo as funções do Google Assistant:
* **Gemini Live:** Permite fazer perguntas sobre o que está sendo visto em um feed de vídeo, um recurso que também está disponível nos Pixel 8a e outros Pixels.
* **Precisão:** É aconselhável não depender cegamente do Gemini para informações factuais, mas os novos modelos anunciados prometem melhorias.
* **Transcrição de Voz para Texto:** A transcrição do Gemini continua excelente, captando a voz mesmo em ambientes ruidosos.
* **Multimodalidade (Adição de Fotos):** A capacidade de usar fotos em interações com o Gemini é muito útil. Exemplos incluem:
* Fotografar um menu de bebidas e pedir para o Gemini listar os *ABVs* (álcool por volume) das cervejas.
* Usar para cálculos em tarefas como torrefação de café (tempo e temperatura), delegando essas tarefas mentais ao assistente de IA.
Software Geral e Bateria
O software é o mesmo dos outros Pixels: bem projetado e fácil de navegar. O ponto mais positivo é a promessa de **7 anos de atualizações de software** para o Pixel 9a, um feito notável para um telefone nesta faixa de preço.
A bateria tem se mostrado muito boa em dias normais (não de teste intensivo), devendo durar o dia todo sem necessidade de recarga, a menos que se grave muitas filmagens de eventos longos. O carregamento é suportado tanto por fio quanto sem fio, embora o carregamento sem fio seja limitado a 7.5W.
Conclusão
O Pixel 9a não apresenta pontos fracos significativos; pelo contrário, oferece muitos pontos positivos: um design atualizado, ótima vida útil da bateria e uma câmera excelente. Os recursos de IA podem ser úteis ou ignorados, dependendo da preferência do usuário. No geral, o Google Pixel 9a se estabelece como o melhor telefone sob $500.
Pós-Evento
Após o encerramento oficial, houve um encontro em um bar esportivo chamado Sports Page, conhecido por sua ligação histórica com o Google. O local é descrito como um bar sem frescuras, com boa seleção de petiscos fritos e cervejas. O local é tão integrado à cultura do Google que os funcionários o chamam informalmente de “Google Building 50”, sendo inclusive listado assim em alguns mapas. Rumores contam que o acordo para a abertura de capital da empresa foi assinado ali.
O hardware de realidade estendida para Android XR, testado anteriormente, demonstrou ser promissor, com melhor ergonomia e integração com as capacidades de visão computacional da IA.






