Os Novos Alienware Area-51: PC 100% Personalizável e Notebook com RTX 5090

Novidades Alienware na CES 2025: O Retorno da Linha Área 51

Apresentamos as novidades da Dell para a linha gamer Alienware durante a CES 2025, incluindo um novo desktop e notebooks atualizados. Em destaque, o aguardado retorno da linha Área 51, um nome icônico que remonta a 2003, sucedendo modelos como Predator, Predator 2, Fobos e Centauri.

Essas máquinas pré-montadas da Alienware são conhecidas por seu altíssimo desempenho. O novo Área 51 se diferencia dos outros desktops pré-montados da Dell, como o Aurora, principalmente pelo seu tamanho consideravelmente maior.

Inovação e Capacidade de Upgrade no Desktop Área 51

Apesar de utilizar uma placa-mãe proprietária da Dell, o design do Área 51 foi pensado para permitir a troca de praticamente todos os componentes internos, incluindo o sistema de resfriamento.

Durante a análise, foi mostrada uma placa-mãe com o chipset Z890, que, embora ainda não marcada oficialmente, apresentava a etiqueta “Intel Confidential”, indicando ser uma amostra de engenharia da Intel. O formato da placa é o novo formato mais alongado.

É esperado que, com a atualização do chipset, o processador também seja atualizado. Uma observação interessante é que a placa de vídeo visível era uma RTX 4090, mas a expectativa é que as máquinas disponíveis para venda venham equipadas com a série 50 de placas de vídeo.

Em relação ao armazenamento e memória, a placa-mãe analisada possuía:

  • Apenas três slots para SSDs M.2.
  • Apenas dois módulos para memória RAM.

Sobre a conectividade, o sistema oferece:

  • Seis portas USB Tipo-A.
  • Quatro portas USB Tipo-C, sendo duas delas Thunderbolt.
  • Conexões de áudio limitadas.

A capacidade de personalização se estende além da placa-mãe, permitindo a troca de placa de vídeo e do sistema de resfriamento. O modelo vem com um watercooler AIO de 360mm ou 240mm, mas suporta radiadores de até 420mm instalados na parte superior do gabinete. A fonte inclusa é de 1500W, dimensionada para suportar até 600W para a GPU e 300W para a CPU, permitindo *overclock*.

Fluxo de Ar e Pressão Positiva

Uma curiosidade sobre o resfriamento do Área 51 é que ele opera exclusivamente com *intake* de ar (entrada de ar), utilizando uma técnica de pressão positiva.

* Os fans do radiador da CPU (360mm) puxam ar de fora para dentro.
* Dois fans de 140mm localizados embaixo também puxam ar de fora para dentro.
* Na frente, dois grandes fans de 240mm admitem o ar ambiente para o interior do gabinete.

Não há fans exaustores. O ar simplesmente sai pelas aberturas, mantendo a pressão interna positiva. Segundo a Dell, essa abordagem torna a máquina 45% mais silenciosa em comparação com a geração anterior do Aurora.

Além disso, o design visa facilitar a manutenção e o *upgrade* para usuários menos experientes, com *QR Codes* indicando o procedimento correto para troca de componentes como PSU (fonte), *memory* e filtros.

Após a análise inicial, foram divulgadas configurações para o Área 51 que incluem:

  • Processador: Intel Core Ultra 9 285K.
  • Placa de Vídeo: GeForce RTX 5090.
  • Memória RAM: Até 64GB DDR5.
  • Armazenamento: Até 12TB NVMe.

O lançamento nos Estados Unidos está previsto para o primeiro trimestre, com um preço inicial de $500 para a versão de entrada (com RTX 5080). No entanto, não há expectativa de lançamento desta linha Área 51 no Brasil, que deve receber apenas uma versão atualizada do Aurora.

Notebooks Alienware com Design Clássico Retornam

Dois novos notebooks Alienware da linha Área 51 foram apresentados, trazendo de volta um design mais clássico, similar ao do M16 R1, caracterizado por uma protuberância na parte traseira, diferentemente do design mais discreto do M16 R2.

Esses novos modelos vêm com:

  • Um modelo de 16 polegadas.
  • Um modelo de 18 polegadas.

Embora as especificações técnicas completas não estivessem disponíveis no momento, espera-se que eles usem CPUs Arrow Lake da Intel e GPUs da série GeForce RTX 50, com capacidade de entregar até 281W de desempenho.

O sistema de resfriamento é o novo Cryo Chamber, que utiliza quatro fans e promete até 47% mais fluxo de ar com uma redução de ruído de até 50%.

O design resgata elementos estéticos antigos, como iluminação RGB:

  • Trackpad totalmente iluminado com RGB.
  • Teclado com iluminação.
  • Logo Alien na traseira com retroiluminação.
  • Uma faixa sutilmente esfumaçada na protuberância traseira.
  • Pela primeira vez, retroiluminação nos fans do notebook, visível através de uma seção vazada sobre o teclado.
  • A tampa inferior possui um acabamento em acrílico transparente, permitindo ver os componentes internos.

Em conectividade, os notebooks possuem:

  • Três portas USB Tipo-A.
  • Duas portas USB Tipo-C (Thunderbolt).
  • Uma porta HDMI.
  • Um leitor de cartão SD e um conector P2 em uma das laterais.

Todos os conectores de energia e vídeo estão concentrados na parte traseira.

A Dell confirmou que apenas o modelo de 16 polegadas será lançado no Brasil; o de 18 polegadas não virá ao país.

Em relação às configurações de topo, os notebooks podem atingir:

  • Processador: Intel Core Ultra 9 275HX.
  • GPU: MagForce RTX 5090 com 175W dedicados, e 105W para a CPU.

Estes novos modelos representam um dos maiores fornecimentos de energia já vistos em notebooks gamers. O modelo de entrada deve custar $2000 nos EUA, e a versão com RTX 5080, $3000. Pelo menos um desses modelos tem expectativa de lançamento no mercado brasileiro.

Sobre os Desktops (Aurora)

O desktop Área 51 não será lançado no Brasil, mas a Dell trará uma nova versão do modelo Aurora, que já havia sido exibido na BGS do ano anterior. Este modelo Aurora, que é esperado para o mercado brasileiro, aparenta ser significativamente mais silencioso que as gerações antigas, entregando um fluxo de ar fresco sem gerar ruído excessivo.

Perguntas Frequentes

  • O que diferencia o novo Área 51 dos outros desktops Dell?
    O principal diferencial é o seu tamanho, sendo bem maior que modelos como o Aurora, e a capacidade de permitir a troca de todos os componentes internos, incluindo a placa-mãe proprietária.
  • Como funciona o sistema de resfriamento do desktop Área 51?
    Ele utiliza uma técnica de pressão positiva, onde todos os fans (watercooler de 360mm/240mm, fans inferiores e frontais de 240mm) trabalham apenas como *intake* (entrada de ar), forçando o ar quente a sair pelas aberturas passivamente.
  • Qual a expectativa de processadores e placas de vídeo para os notebooks?
    Espera-se que os notebooks venham equipados com CPUs Intel Arrow Lake e GPUs GeForce RTX Série 50, com alta capacidade de fornecimento de energia para os componentes.
  • É possível atualizar o sistema de resfriamento do desktop?
    Sim, é possível trocar o watercooler AIO incluso e o gabinete suporta radiadores de até 420mm instalados na parte superior.
  • Qual a principal mudança de design nos novos notebooks?
    Os novos notebooks Área 51 resgatam o design clássico com uma protuberância na parte traseira, diferente do design mais discreto introduzido no M16 R2.