Review Yadea Trooper 01: Moto ou Bicicleta Elétrica?

Yadira Trooper 01: Uma E-Bike com Estilo de Mini-Motocicleta e Suas Peculiaridades

A Yadira Trooper 01 se destaca como uma das e-bikes mais singulares deste ano, ostentando um farol grande e um assento estilo banco retrô. Ela se assemelha menos a uma bicicleta elétrica e mais a uma mini-motocicleta, como a Triumph Street Twin. É um modelo que certamente atrairá olhares, podendo até confundir observadores que se perguntarão por que uma “motocicleta” está trafegando na ciclovia.

Com seu motor de 750W, a Trooper 01 oferece excelente potência com uma entrega muito suave, tornando até as subidas mais íngremes surpreendentemente fáceis. Apesar de seu visual sofisticado, é uma bicicleta relativamente simples, que carrega consigo algumas limitações notáveis. No entanto, ela ainda proporciona uma experiência de pilotagem divertida, pressupondo que o usuário seja de estatura mais baixa ou que esteja disposto a abrir mão completamente da experiência de pedalar.

Análise de Desempenho e Design

Apesar de o marketing da bicicleta sugerir que ela é projetada para uso off-road, e embora sua suspensão integral e pneus “fat” de 4 polegadas a tornem mais capaz de lidar com estradas irregulares e trilhas de terra, ela definitivamente não seria a primeira escolha para trilhas. Em vez disso, a Trooper 01 se sobressai pelo conforto e conveniência no uso urbano.

O assento é extremamente macio e o compartimento de armazenamento sob o selim é ótimo para guardar itens menores, como garrafas de água e bolsas. Apesar do estilo robusto, a bicicleta é surpreendentemente compacta. Foi considerado fácil subir ou descer, além de manobrá-la e até mesmo levantá-la sozinho, algo que não se pode dizer de muitas outras e-bikes de 750W.

Em contrapartida, com 1,82m de altura, a sensação ao pilotar é de ser um gigante. A Trooper 01 oferece um passeio excelente e bastante impulso, mas a história muda ao tentar pedalar.

Estilo e Características Técnicas

A principal razão para considerar esta bicicleta é, sem dúvida, seu estilo arrojado. À primeira vista, ela pode facilmente ser confundida com uma motocicleta (embora pequena). Somente ao notar os pedais e a corrente é que se percebe que, tecnicamente, é uma bicicleta, apesar de mal se comportar como tal.

Além do visual único, a Trooper 01 pode deixar o usuário um pouco desapontado em alguns aspectos funcionais. Ela possui um compartimento de carga embutido no quadro, largo e profundo o suficiente para acomodar itens compactos, como uma bolsa menor, garrafas de água ou até um iPad e acessórios, dispensando a necessidade de carregá-los nas costas para trajetos curtos.

Um ponto de atenção é que, a menos que os itens sejam largos o suficiente para se encaixarem firmemente no compartimento, eles provavelmente ficarão chacoalhando. Também não há possibilidade de adicionar um bagageiro traseiro ou um cesto dianteiro.

Os controles são diretos: um acelerador de polegar (thumb throttle) à direita, acompanhado de uma tela monocromática básica e pequena logo acima. Essa tela permite alterar o modo de potência e visualizar outras configurações. Se a fabricante quisesse realmente focar na herança de motocicleta que o design tenta emular, teria sido melhor optar por um acelerador tipo “twist throttle” (giro).

Em bicicletas elétricas de preço mais elevado, como esta (acima de $2.000), geralmente encontramos uma tela LCD colorida maior e mais sofisticada para acompanhar estatísticas e oferecer recursos inteligentes. A ausência de tais recursos, como integração com smartphones ou luzes indicadoras de direção, é sentida.

Na esquerda do guidão, há um botão para ligar/desligar o farol e, abaixo dele, o botão para a buzina. Embora pequena, a buzina estava posicionada em um local de fácil acesso com o polegar, sem a necessidade de soltar a mão do guidão.

A Ausência de Marchas e Seus Impactos

Um aspecto notável que o guidão não possui são as marchas. Testar outras e-bikes sem marchas já indicou as desvantagens, mas o impacto real no modelo Trooper 01 foi mais severo do que o esperado.

A bicicleta está equipada com um motor de cubo traseiro de 48 volts, que entrega 80 Nm de potência e oferece três níveis de assistência ao pedal: Eco, Mid e High. A entrega de potência é suave e previsível, felizmente sem a brusquidão comum em motores de e-bikes que parecem ligar ou desligar abruptamente ao iniciar o pedal ou engatar o acelerador.

Ainda assim, existe um atraso perceptível na assistência do motor antes que a potência real seja aplicada. Não é tão responsivo quanto um motor de tração central (mid-drive), mas cumpre sua função sem grandes falhas, mesmo no modo de alta potência. Um acionamento brusco do acelerador resulta em uma aceleração graciosa, e não em um tranco que te empurra para frente. Se a intenção é sentir a adrenalina que “cola no banco”, esta bicicleta não é a ideal. Contudo, ela possui força suficiente para enfrentar colinas íngremes e inclinações leves, o que é um ponto positivo para um veículo de deslocamento diário.

O grande obstáculo que paira sobre o desempenho da Trooper 01 é a ausência de marchas. Quando combinada com seu peso em ordem de marcha de quase 36 kg (80 lbs), pedalar torna-se um verdadeiro suplício. Se a intenção for arrancar a bicicleta apenas pedalando, as limitações ficam evidentes; é como estar na marcha mais alta quando se deveria estar na primeira, sem poder reduzir.

Muitas vezes, foi necessário depender do impulso inicial do acelerador antes de começar a pedalar. Seria ideal se houvesse controle de cruzeiro, já que, devido à dificuldade de pedalar, é provável que o ciclista dependa exclusivamente do acelerador para manter a velocidade.

Com o motor de 48V e 20Ah, a bicicleta suporta carregamento rápido de 3A. A autonomia teórica com assistência ao pedal é de impressionantes 56 milhas (cerca de 90 km). No entanto, devido à necessidade de depender apenas do acelerador, a autonomia real ficou mais próxima de 20 a 25 milhas (32 a 40 km), o que ainda está de acordo com o que a fabricante alega para o modo acelerado. Foi frustrante perceber que o potencial de autonomia estava sendo drasticamente reduzido pela impossibilidade de pedalar de forma eficaz.

A Questão da Ergonomia e Pedalagem

A bicicleta é, de fato, mais adequada para ser tratada como um “e-motocicleta” ou veículo motorizado, emulando essa experiência. O estilo é agradável e a sensação é próxima à de uma motocicleta real, mas em um formato mais compacto e limitado em potência. Se for utilizada exclusivamente com o acelerador, ignorando os pedais, há uma grande perda de autonomia, mas em troca, o passeio se torna muito mais suave e sem esforço.

A principal razão para a dificuldade de pedalar, além da falta de marchas, é o posicionamento dos pedais, que parecem muito apertados. Com uma altura de selim fixa de pouco menos de 76 cm (2 1/2 pés), a fabricante sugere que a bicicleta é ideal para ciclistas entre 1,60m e 1,80m (5’2″ a 5’9″). Na prática, pode haver um erro de dimensionamento de alguns centímetros. Embora a altura recomendada pudesse sugerir que o tamanho estaria aceitável, a sensação era de desconforto, com os joelhos posicionados um pouco acima da cintura, reduzindo drasticamente a força gerada pelas pernas. Seria necessário elevar o assento em 7 a 10 cm para ficar em uma posição ergonômica.

Essa posição elevada resulta em um pedal girando muito rapidamente acima de 14 mph (cerca de 22 km/h), tornando inútil pedalar nessas velocidades, pois a bicicleta parece exigir uma marcha mais alta. Nesses casos, é mais sensato usar apenas o acelerador. Essa limitação da engrenagem única afeta tanto pilotos mais altos quanto os mais baixos.

Em um teste, a bateria acabou com cerca de 1,5 km restantes para casa. A perda dramática de potência foi especialmente sentida: foi impossível manter a bicicleta acima de 8 km/h por mais de alguns minutos sem se exaurir completamente. Parar em semáforos e tentar arrancar novamente pedalando tornou-se um exercício de “andar da vergonha”, a ponto de ser mais fácil descer e empurrar a bicicleta.

Se a Trooper 01 for tratada como um veículo motorizado com velocidade máxima limitada a 32 km/h (20 mph), o contexto muda. O veículo oferece um passeio muito divertido quando se utiliza o acelerador exclusivamente.

Frenagem e Bateria

Os freios hidráulicos a disco com rotores Eluro de 160 mm proporcionam uma potência de frenagem confiável. Durante os testes, foi possível parar completamente de forma rápida e controlada, mesmo vindo de velocidades de 32 km/h (20 mph), sem perder o equilíbrio ou a tração.

A bicicleta possui uma bateria de 48V e 20Ah, com suporte para carregamento rápido de 3A.

Conclusão

A Yadira Trooper 01 é uma e-bike muito interessante que não se parece ou se comporta como uma e-bike tradicional para alguns usuários. Para outros, essa característica pode ser um ponto positivo. No entanto, ao negligenciar os pedais e focar apenas no acelerador, sacrifica-se autonomia, mas ganha-se um passeio extremamente ágil, confortável e sem esforço.

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Perguntas Frequentes

  • Como é a potência do motor da Yadira Trooper 01?
    Ela é equipada com um motor de cubo traseiro de 48 volts que entrega 80 Nm de torque e oferece três níveis de assistência ao pedal: Eco, Mid e High.
  • Qual a autonomia esperada da bateria?
    Teoricamente, a autonomia com assistência ao pedal é de até 56 milhas (cerca de 90 km). No entanto, ao usar exclusivamente o acelerador, a autonomia observada foi de aproximadamente 20 a 25 milhas (32 a 40 km).
  • Por que pedalar na Trooper 01 é difícil?
    A dificuldade em pedalar se deve à combinação de seu peso elevado (cerca de 36 kg), a ausência de marchas (sendo configurada em uma única relação fixa) e a ergonomia do selim, que posiciona os joelhos acima da cintura para pilotos mais altos.
  • É possível adicionar acessórios de carga à bicicleta?
    Não é possível adicionar bagageiros traseiros ou cestos dianteiros. A bicicleta possui apenas um compartimento de armazenamento embutido no quadro sob o assento.
  • Qual a recomendação de altura para o ciclista?
    A fabricante recomenda a bicicleta para ciclistas com altura entre 1,60m e 1,80m (5’2″ a 5’9″).

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