Tipos de Drivers Nvidia: Qual é a Diferença Real?

Análise Técnica dos Drivers Nvidia: Game Ready vs. Studio

Este artigo detalha uma análise técnica dos diferentes tipos de instaladores de drivers da Nvidia, como os *Game Ready*, *Studio* e *Quadro*, focando em identificar as diferenças reais entre eles quando possuem o mesmo número de versão.

Contextualizando os Tipos de Drivers

Para qualquer número de versão de lançamento, a Nvidia pode disponibilizar diferentes ramos do instalador. Os dois tipos mais comuns são:

  • Game Ready Drivers: São os mais frequentes. Todas as versões de drivers recebem uma versão *Game Ready*.
  • Studio Drivers: A Nvidia afirma que esses drivers passam por testes e validação adicionais para aplicativos criativos, como Photoshop e Premiere Pro.

Existe também a categoria de drivers Quadro, destinados a placas de workstation de ponta ou, possivelmente, de data centers. Estes não podem ser instalados em placas de jogos comuns. No entanto, os drivers Quadro podem compartilhar o mesmo número de versão que as outras categorias, permitindo uma comparação técnica.

Analisando lançamentos anteriores, verificou-se que cerca de metade das versões de drivers lançadas contavam com uma versão Studio, ou seja, um driver Studio era lançado aproximadamente a cada dois lançamentos de drivers.

Comparação entre Game Ready e Studio Drivers

A principal questão levantada é: se um número de versão é o mesmo, existe diferença real entre instalar a versão rotulada como *Studio Driver* ou a *Game Ready Driver*?

Ao baixar e inspecionar os arquivos de ambos os instaladores, é notável que eles são, de fato, arquivos diferentes, apresentando tamanhos ligeiramente distintos.

Utilizando ferramentas de comparação após extrair o conteúdo dos instaladores (usando o 7-Zip, que permite a extração de alguns executáveis), as diferenças foram localizadas principalmente nos seguintes arquivos:

  • O arquivo de texto list devices.ext.
  • Alguns arquivos diferentes dentro da pasta display.driver.

O arquivo list devices.ext lista as GPUs suportadas para aquela versão específica do driver e qual arquivo INF contém as informações sobre quais dispositivos são suportados.

Na pasta display.driver, os arquivos alterados são alguns arquivos INF (que informam ao Windows como instalar e configurar o driver) e o arquivo display driver.nv, que é essencialmente um arquivo de texto listando os arquivos presentes no diretório e seus tamanhos.

O ponto crucial: os arquivos binários do driver em si são exatamente idênticos em ambos os instaladores. As diferenças se resumem a metadados e pequenos arquivos de configuração.

Detalhes dos Arquivos de Configuração (INF)

Mesmo nos arquivos INF que apresentavam alterações:

  • Nos instaladores Game Ready, os nomes dos arquivos INF terminam em I.INF.
  • Nos drivers Studio, os nomes terminam em SI.INF.

Existem três arquivos INF que aparecem exclusivamente nas versões Studio, descrevendo placas de nível Quadro e Workstation. Por outro lado, há um arquivo INF presente apenas nos drivers Game Ready, descrevendo algumas placas de entrada ou de mineração.

Para a maioria dos demais arquivos INF, a única diferença no conteúdo era uma linha específica que indicava:

  • GRD=1 (para Game Ready Driver).
  • CRD=1 (para Creator Ready Driver, o nome antigo dos Studio Drivers).

Para outros arquivos INF com mais mudanças, a diferença era listar menos GPUs suportadas, mas o restante do conteúdo do arquivo era o mesmo.

Em resumo, a única diferença entre os arquivos extraídos dos pacotes Game Ready e Studio (com o mesmo número de versão) é quais GPUs eles declaram suportar. Contudo, os arquivos de driver binários reais são idênticos.

A conclusão é que, se uma versão de lançamento possui drivers Game Ready e Studio disponíveis, praticamente não faz diferença qual você instala, a menos que você possua uma placa que exija explicitamente uma ou outra (o que é muito restrito).

Análise dos Drivers Quadro

Ao comparar os drivers Quadro com os Studio Drivers (ambos com o mesmo número de versão), há diferenças nos arquivos de configuração (INF):

  • Os arquivos INF para Studio terminam em SI.INF.
  • Os arquivos INF para Quadro terminam em WI.INF (onde ‘W’ provavelmente significa Workstation).

Novamente, os arquivos binários do driver são exatamente os mesmos. A diferença significativa reside no instalador:

O instalador do driver Quadro é muito mais “enxuto” (*bare bones*). Ele não instala grande parte do software de suporte encontrado nos pacotes Studio, como:

  • Nvidia Physics.
  • Aplicativos Nvidia (ex: GeForce Experience).
  • Recursos de *streaming* ou *Shadow Play* para jogos.

Isso ocorre porque as placas Quadro são destinadas a ambientes de workstation ou data center, e o instalador remove referências a softwares de nível de consumo/jogo.

Para as placas Quadro, é possível instalar os drivers Studio e obter recursos de jogos, mas o inverso não é verdadeiro (usuários de placas de consumo não podem instalar drivers Quadro).

É importante notar que, mesmo com arquivos binários idênticos aos Studio Drivers, os usuários com placas Quadro não conseguem instalar os drivers Game Ready, pois o instalador os bloqueia, apesar da similaridade de conteúdo. Isso acontece porque a Nvidia provavelmente não realiza testes das placas Quadro com os drivers de jogos.

Em última análise, se o número de versão for o mesmo, a performance do driver em si não muda. A diferença está no nível de preparação/testes que a Nvidia aplica para liberar a versão Studio e nos pacotes de software de instalação.

Perguntas Frequentes

  • Qual a principal diferença entre os drivers Game Ready e Studio?
    A principal diferença reside no nível de testes adicionais realizados pela Nvidia para a versão Studio, focados em estabilidade para softwares criativos, e nos arquivos de configuração que listam os dispositivos suportados, embora os binários centrais sejam os mesmos para o mesmo número de versão.
  • É possível ter perda de performance ao usar o driver Studio em vez do Game Ready (com a mesma versão)?
    Não, pois os arquivos binários do driver que executam as tarefas gráficas são idênticos quando ambos os pacotes compartilham o mesmo número de versão.
  • Por que os drivers Quadro vêm com menos software instalado?
    Os drivers Quadro são destinados a ambientes de workstation ou data center, portanto, o instalador remove softwares de nível de consumo, como Shadow Play e outros aplicativos de jogos.
  • Como eu sei se uma versão específica do driver possui a variante Studio?
    A Nvidia lança a versão Studio para cerca de metade dos seus lançamentos de drivers, sempre com o mesmo número de versão do lançamento Game Ready correspondente.
  • É possível instalar drivers Quadro em placas de jogos comuns?
    Não, os instaladores Quadro são projetados para hardware de workstation e bloqueiam a instalação em placas de consumo.