Avanços em Arquitetura, Fabricação e Otimização de Processos
Nossa equipe tem se dedicado a expandir os limites da arquitetura, fabricação e otimização central, abrangendo tanto o hardware quanto o software. Com satisfação, anunciamos que cumprimos nosso compromisso de lançar os primeiros produtos baseados na tecnologia 18A até o final de 2025.
Toda grande descoberta começa em um momento de silêncio, um período de foco e construção na quietude. No entanto, dentro desses ambientes de fabricação, o momentum tem crescido incessantemente. O silêncio não significa estagnação; o progresso nunca para. Ele pulsa, avança e acelera camada por camada, linha por linha, porta por porta. E agora, tudo está pronto para ser apresentado ao mundo.
Investimento em Inovação e Expansão Global
O progresso nunca é interrompido, e nós também não paramos. Nos últimos cinco anos, realizamos investimentos significativos em capital, Pesquisa e Desenvolvimento (R&D), novas fábricas e ferramentas. Grande parte desse investimento foi direcionada para impulsionar a tecnologia de processo e expandir a capacidade de fabricação nos Estados Unidos e em todo o mundo.
A tecnologia 18A é o epicentro desse esforço. Conforme mencionado, já estamos em produção e escalando o Panther Lake. Este é um marco importante, pois se trata do primeiro nó de fundição do mundo a incorporar as tecnologias ribbon fet e power via.
Apresentando o Core Ultra Series 3
O Core Ultra Series 3 é o primeiro processador construído com a tecnologia 18A, representando o processo mais avançado disponível globalmente. Ele traz inovações significativas:
- Novos ecores.
- Novíssimos P cores.
- Uma GPU robusta com ray tracing integrado.
- Uma NPU que concentra mais capacidade de IA de baixo consumo em uma área muito mais densa do que as gerações anteriores.
- Memória de próxima geração (NextG) e IO de última geração, além da conectividade mais recente, tanto cabeada quanto sem fio.
Movemos o tile da GPU para seu próprio chiplet, o que nos permite acoplar chiplets maiores ou menores conforme as necessidades do segmento de mercado e as demandas dos dispositivos dos nossos clientes.
Otimizações de Desempenho e Arquitetura Flexível
Melhoramos o desempenho multithread da Series 3 adicionando até oito ecores. Redesenhamos completamente nossa “ilha” de baixo consumo, que agora conta com ecores dedicados com seu próprio cache, capazes de executar centenas de cargas de trabalho otimizadas para maximizar a duração da bateria.
Além disso, consolidamos todos os recursos de IO em um único chip. Essa foi uma grande solicitação das equipes de design de nossos clientes, pois desejavam usar a Series 3 para expandir suas capacidades e cobertura de mercado.
Integramos tudo isso com nossa avançada tecnologia de empacotamento Foveros, entregando uma linha completa de processadores da Series 3. Essa flexibilidade arquitetônica nos permite oferecer múltiplas configurações usando um único tipo de pacote, atendendo às necessidades dos designs dos clientes, algo que eles solicitaram por duas gerações. Agora, eles têm mais opções de memória e podem utilizar seus próprios esquemas de entrega de energia para gerenciamento e capacidade do produto.
O Core Ultra Series 3 oferece 60% mais desempenho que o Lunar Lake Series 2 e é mais rápido e eficiente que nosso SKU de maior desempenho, executando menos cores.
Este foco intenso – este foco obsessivo – de nossas equipes de design na eficiência energética e na implementação da ilha de baixo consumo melhora drasticamente o alcance de aplicações que usamos diariamente. Isso resulta em uma redução massiva, permitindo-nos falar em dias de duração da bateria, e não apenas em horas.
Inovações Gráficas: Intel ARC B390
A GPU integrada de próxima geração, que estamos chamando internamente de 12XE, mas que o mercado conhecerá como Intel ARC B390 graphics, possui:
- 50% mais núcleos gráficos.
- O dobro de cache.
- 96 aceleradores de IA XMX integrados, totalizando 120 TOPS de GPU.
Se você ficou impressionado com os gráficos do Lunar Lake, o Panther Lake apresenta 70% mais desempenho em jogos e um incrível aumento de 50% no desempenho de inferência de IA.
O diferencial dos nossos gráficos é que os construímos pensando no futuro, o que chamamos de renderização moderna. Isso significa:
- Melhor iluminação com ray tracing ou outras configurações visuais exigentes.
- Visuais mais nítidos com texturas de alta qualidade e ativos geométricos maiores.
- O máximo em suavidade através de quadros gerados por IA.
Confirmamos hoje que os novos gráficos Arc no Panther Lake serão os primeiros gráficos integrados a serem lançados com geração de múltiplos quadros baseada em IA desde o primeiro dia. Isso entrega três quadros gerados por IA para cada quadro renderizado nativamente. Tivemos duas áreas de foco principal: primeiro, otimizar para a arquitetura de CPU híbrida que temos desde o Alder Lake; e segundo, implementar as mais recentes tecnologias XCSS baseadas em IA no título.
A inclusão de IA no pipeline de renderização mudou o jogo. Neste ponto, é difícil imaginar desenvolver um jogo sem tecnologias como o XSS.
Plataforma de Jogos e IA para Edge
Estamos animados em anunciar o lançamento de uma plataforma completa de jogos portáteis com o Panther. No Windows ML, somos o único fornecedor de silício a suportar o EPS em todos os três processadores – CPU, GPU e NPU – atualmente.
Para garantir um desempenho consistente, integramos otimizações abertas essenciais, como primitives, profundamente no Windows ML. Também somos parceiros de tempo de lançamento para o Copilot Plus, que estará presente em todos os SKUs das famílias de processadores Core Series 3 no lançamento.
Demos um grande passo à frente com a Series 3, alcançando até 180 TOPS totais da plataforma – sendo 120 TOPS na GPU com XMX. Combinando OpenVINO com acesso total a 96 gigabytes de memória, este XOC pode lidar com um modelo de 70 bilhões de parâmetros em um contexto de 32k.
Já enviamos mais de quatro zetaops, ou 4 bilhões de TOPS de capacidade de inferência computacional para o edge no mercado. Isso equivale a 40 centros de dados de computação espalhados pela borda. Em um mundo com restrições crescentes na infraestrutura de data centers, mais IA pode e, acreditamos, se moverá para o edge. Mas isso não será exclusivamente no cliente; precisa funcionar perfeitamente com a nuvem.
A IA pode parecer lenta para muitas pessoas, e o público está impaciente. Lembre-se das vezes em que você sentiu atrasos na computação, como aquela bola de praia girando: isso significa que seus dados estão viajando milhares de quilômetros até um server farm e voltando.
O processamento local remove essa jornada. Quando o processamento ocorre onde você está, não há atraso.
Dedicamos muito tempo a discutir como a IA está transformando o cenário dos PCs. Ela também é um motor para o edge, um componente chave para negócios que operam entre o PC e a nuvem. Estamos acelerando o lançamento de produtos 18A para este mercado para nos alinharmos diretamente com o lançamento dos PCs.
Observem estes dados: latência de LLM quase duas vezes melhor e um TCO (Custo Total de Propriedade) duas vezes melhor para análise de vídeo. Esses SOCs são excelentes para perceber o ambiente e, em seguida, usar os processadores integrados no próprio chip para controlar a maquinaria.
Para facilitar esses casos de uso emergentes, desenvolvemos uma placa de referência e um dev kit com ODMs de edge que incluem o pacote de robótica da Intel, ferramentas, frameworks e aplicações, todos disponíveis com o lançamento do hardware Intel. Nossos parceiros têm mais de 200 designs; haverá uma opção da Series 3 para todos.
O Core Ultra está escalando agora, com os primeiros designs de consumo disponíveis para pedidos começando em breve.
Perguntas Frequentes
- Qual é a principal inovação da tecnologia 18A mencionada?
A tecnologia 18A é o centro do esforço de desenvolvimento e introduz o uso de tecnologias como ribbon fet e power via no nó de fabricação. - O que torna o Core Ultra Series 3 mais eficiente em termos de bateria?
A eficiência é drasticamente melhorada pelo foco na implementação da ilha de baixo consumo, que utiliza ecores dedicados com cache próprio, otimizados para máxima duração da bateria. - Como a GPU Intel ARC B390 melhora o desempenho gráfico?
Ela possui 50% mais núcleos gráficos, o dobro de cache e 96 aceleradores de IA XMX, resultando em 70% mais desempenho em jogos e 50% mais desempenho em inferência de IA comparado à geração anterior. - O que significa “renderização moderna” para os usuários finais?
Significa melhor iluminação com ray tracing, visuais mais nítidos com texturas de alta qualidade, e maior fluidez através de quadros gerados por IA. - Como o processamento local beneficia o usuário em relação à IA?
O processamento local remove a necessidade de os dados viajarem longas distâncias até um servidor, eliminando o atraso (lag) percebido pelo usuário. - É possível executar modelos de IA grandes no hardware da Series 3?
Sim, ao combinar OpenVINO com acesso a 96 GB de memória, o XOC pode lidar com um modelo de 70 bilhões de parâmetros em um contexto de 32k.






