Xiaomi Smart Band 10

“`html

Apresentamos a Xiaomi Smart Band 10, sucessora da antiga Mi Band 1. Muita coisa evoluiu desde sua primeira geração. O design ainda se mantém no formato de cápsula ou “pílulazinha”, mas a tela agora é maior e o produto melhorou em diversos aspectos, embora tenha se tornado um pouco diferente.

Este dispositivo sempre foi uma referência, mas com a evolução de recursos e o preço, é preciso analisar com cuidado se ele ainda se encaixa em todos os cenários de uso.

Análise da Xiaomi Smart Band 10

Após realizar o unboxing e testar os recursos da nova pulseira, foram identificadas algumas questões negativas. No entanto, é importante frisar que o produto não é ruim; ele sempre manteve um bom padrão. Após um período de uso, a intenção é verificar se a opinião se mantém, se a evolução a tornou um produto mais maduro ou se os problemas antigos persistem.

Apesar de ter passado por vários testes, muitas das críticas anteriores persistem. É importante notar que a versão anterior, a Mi Band 8 Pro, representou um divisor de águas na usabilidade, especialmente ao integrar melhor o aplicativo Mi Fitness com novos recursos.

A Mi Band 10 ainda é um excelente dispositivo se você busca algo pequeno e leve, mantendo-se como referência nesse quesito. A discrição e o conforto para dormir são pontos fortes, tornando difícil encontrar concorrentes diretos no formato “pílula”. Opções como a Galaxy Fit e todos os modelos da Amazfit são maiores.

Se o seu foco é realmente manter um dispositivo discreto no pulso, fácil de usar durante o sono e esquecer que está lá, a Mi Band 10 é uma ótima aquisição.

A análise a seguir abordará os pontos positivos, o funcionamento e, posteriormente, as críticas sobre o que poderia ter melhorado, dado o histórico da linha e a evolução esperada para um produto com uma década de existência.

Explorando o Aplicativo Mi Fitness

O aplicativo utilizado é o Mi Fitness. A interface não é excessivamente customizável. Para visualizar metas e atividades, o app costuma exibir dados convertidos em equivalentes como “sorvetes” ou “rosquinhas” queimadas, sem opção de alteração desse formato.

Os dados monitorados incluem:

  • Calorias
  • Passos
  • Movimento (preferido em vez de “Tempo em pé”)

A pulseira consegue exibir a movimentação e a queima calórica ao longo do dia em gráficos detalhados. Notavelmente, picos de passos podem aparecer logo cedo, relacionados a passeios com o animal de estimação pela manhã.

Monitoramento do Sono

A pontuação do sono leva em conta diversos fatores. Ao habilitar o monitoramento de frequência cardíaca, oxigenação e movimentação durante o sono, o gráfico se torna mais detalhado.

A pulseira consegue identificar:

  • Frequência cardíaca (com picos e quedas).
  • Movimento corporal.
  • Oxigenação do sangue.

Se houver agitação ou mudança de frequência, o sistema sabe que o usuário estava deitado ou acordado, construindo um gráfico detalhado. É possível selecionar um ponto específico para ver o tempo total de interrupção, como acordar por 12 minutos ou 3 minutos.

É importante ressaltar que todos esses dados são gerados automaticamente pela pulseira, sem a necessidade de intervenção manual do usuário após a configuração inicial.

Para quem busca dados mais simplificados, o aplicativo oferece uma visualização explicada e simplificada da eficiência do sono. Ao tocar em “mais”, ele detalha o cálculo da eficiência e oferece dicas para melhorar o sono, inclusive com planos de treinamento personalizados. É necessário acumular mais algumas noites de dados para obter a pontuação completa de sono, que compara o usuário com animais que dormem bem ou mal.

Todos esses dados são gerados passivamente. O celular pode ficar longe, pois os dados são salvos offline na pulseira e sincronizados quando o Bluetooth é reativado.

Frequência Cardíaca e Oxigenação

Na seção de Frequência Cardíaca, é possível verificar a média de batimentos, o máximo e o mínimo atingidos durante o dia, e as zonas cardíacas mapeadas.

A Oxigenação no Sangue (SpO2) também é um recurso buscado e aparece normalmente nos gráficos. O mínimo registrado foi de 94%.

O monitoramento de Estresse exibe um gráfico com ícones de carinhas, o que facilita a compreensão. A pontuação de Vitalidade nos últimos dias mostra o desempenho geral de exercícios, sendo um indicador interessante sem zerar a nota se um dia for de descanso.

Todos os dados mencionados (calorias, passos, movimento, sono, frequência, estresse, vitalidade) são os que a pulseira provê automaticamente, sem a necessidade de iniciar um treino manual.

Ativação de Treinos

A seção de Treinos oferece a opção de adicionar dados extras. Se for marcado um treino específico (ex: corrida entre 5h e 6h), o dispositivo registra dados adicionais, como intensidade da corrida, ritmo por volta e recuperação de carga para o dia seguinte.

Como 60% da população não pratica esportes regularmente, o foco principal da pulseira deve ser nos dados de saúde geral, que atendem a todos. A função de treino é um extra para quem já gosta de atividade física regular.

A pulseira oferece cerca de 150 modos de treino.

Configurações e Personalização

Na seção Dispositivo, é possível forçar a sincronização (embora seja automática), e visualizar as telas da pulseira.

Antigamente, era possível customizar e trocar os mostradores (watch faces) livremente. Hoje, com a mudança para o aplicativo Mi Fitness, essa customização é muito restritiva. A versão modificada do aplicativo permitia mais opções, mas no aplicativo oficial, as opções são limitadas.

Em Notificações e Chamadas, é possível selecionar quais aplicativos enviarão alertas. Há opções para ligar a tela ao receber notificação, notificar apenas se a pulseira estiver em uso e, importante, não notificar se a tela do celular estiver desbloqueada, evitando notificações duplicadas.

Para chamadas, a pulseira exibe o contato, mas não permite atender, pois não possui microfone nem alto-falante.

Em Preparo Físico e Saúde, recomenda-se ativar tudo no máximo para garantir a coleta completa de dados.

  • Frequência Cardíaca: Configurado para medir a cada 1 minuto, o modo mais preciso. Avisa se ultrapassar 100 bpm ou cair abaixo de 40 bpm. Deve ser usada acima do osso do pulso.
  • Sono: Ativar monitoramento completo para obter relatórios melhores, mesmo que gaste mais bateria.
  • Oxigênio no Sangue: Ativado 24 horas, com alerta para níveis abaixo de 90%.
  • Estresse: Monitoramento constante com lembretes para exercícios de respiração se o nível subir muito.
  • Em Pé: Desativado, pois pode disparar alertas desnecessários durante reuniões.

Em Estatísticas, você define as metas de calorias, passos e movimento. Na Vitalidade, é possível configurar alertas de desempenho.

Em Aplicativos, as opções são limitadas. A Mi Band atual não possui aplicativos internos (como as versões mais antigas possuíam). Ela controla música, mas não a reproduz diretamente.

Controle de Música: Apenas permite controlar o aplicativo de música no celular (Play, Pause, Avançar/Retroceder, Volume).

Alarme: O Alarme Inteligente é recomendado. Ele tenta vibrar até 10 minutos antes do horário programado, se detectar que o usuário está em sono leve, proporcionando um despertar mais suave.

Outras funções incluem Lembrete de Tarefas, Clima (puxa do celular), Relógio Mundial e Segurança (para colocar senha).

Críticas à Implementação de Software

A principal crítica reside na implementação do software em comparação com concorrentes. Muitas funções que poderiam ser configuradas no celular são repetidas ou mal implementadas no próprio dispositivo.

Always On Display (Tela Sempre Ativa)

A tela sempre ativa (Always On) da Mi Band 10 é considerada horrível após a atualização de software, parecendo quase invisível sob luz ambiente. Em outras gerações, era possível definir se o Always On seguiria o mostrador ou usaria um modo padrão de hora. Aqui, ele segue a watch face, mas com um brilho extremamente baixo, focado apenas na economia de energia.

Para resolver isso, é necessário ir em Configurações > Tela e ativar Levantar para ligar a tela, desativando o Always On, para que a tela acenda completamente ao levantar o pulso, diferentemente do comportamento “meio apagado” anterior.

Mostradores (Watch Faces)

Embora existam cerca de 150 mostradores, o aplicativo oficial restringe a personalização. Em gerações anteriores, era possível instalar mostradores de terceiros, o que não é mais viável oficialmente.

A watch face padrão (tangerina), escolhida pela Xiaomi, demonstra que a tela alcança mais as bordas. No entanto, o local do botão Editar (para customizar campos de dados) mudou do centro para o canto.

Customização de Dados: É possível editar qual dado aparece no campo de dados da watch face. Por exemplo, o espaço de passos pode ser trocado para exibir a frequência cardíaca em tempo real, mostrando um gráfico flutuante.

O nível de detalhe que a pulseira processa hoje é muito maior que nas gerações anteriores, que exigiam sincronização constante para exibir dados como sono.

Notificações

As notificações de aplicativos como WhatsApp e Slack exibem seus respectivos ícones, o que é um avanço. Contudo, a notificação do WhatsApp é decepcionante:

  • O texto aparece centralizado, e não é possível interagir (responder).
  • Dispositivos mais simples ou versões antigas da Mi Band permitiam alguma forma de resposta.

Vibração

A vibração melhorou significativamente, sendo forte e silenciosa, semelhante a um motor linear de celular topo de linha. É possível personalizar os padrões de vibração para diferentes alertas (chamadas, metas, etc.).

Entretanto, a customização de vibração é confusa, pois existem opções avançadas no sistema da pulseira e outras no aplicativo Mi Fitness, criando inconsistências sobre qual configuração prevalece.

Conclusão

A Mi Band 10 é um produto de alta qualidade de construção, com ótima duração de bateria (cerca de uma semana com tudo ativado) e sensores precisos, que correspondem a referências como o Amazfit Falcon.

O ponto positivo é a capacidade de monitoramento de saúde abrangente em um formato pequeno e leve.

O ponto negativo é a imaturidade do software da Xiaomi em comparação com concorrentes (como Samsung Fit) e o retrocesso em pontos como customização de watch faces e funcionalidades básicas de notificação, que eram mais robustas em versões anteriores.

Apesar das falhas de software, ela continua sendo um ótimo produto pela sua proposta de ser leve, discreta e completa em métricas de saúde.

Itens Inclusos

O carregador é proprietário, magnético e utiliza USB-A para conexão. Não acompanha adaptador de tomada.

“`