Montar PC Gamer Am5 Custo Benefício: Ryzen 5 9600x, RTX 5060 MSI Ventus 2x e Thermaltake LA240

Montagem de PC Gamer com Ryzen 5 9600X e RTX 5060

O artigo detalha a montagem de um PC Gamer moderno, focado em bom desempenho com custo-benefício, utilizando um processador da linha 9000 da AMD e uma placa de vídeo intermediária da NVIDIA.

Componentes Selecionados

Este projeto incluiu as seguintes especificações de hardware:

  • Processador: AMD Ryzen 5 9600X (processador de entrada da linha 9000).
  • Placa de Vídeo: NVIDIA RTX 5060 (modelo intermediário da nova linha).
  • Placa-Mãe: Asus AYW B650M WF (formato Micro ATX com Wi-Fi).
  • Armazenamento: SSD Kingston NV3 de 1 TB (NVMe M.2, com promessa de até 6000 MB/s).
  • Memória RAM: Kingston Fury 16 GB (2x 8 GB), DDR5 5600 MT/s, CL40.
  • Water Cooler: Thermaltake LA 240 RGB (240 mm).
  • Fonte de Alimentação: Thermaltake Toughpower GT 850W, 80 Plus Gold, Full Modular, ATX 3.1, com conector PCIe Gen 5.1.
  • Gabinete: Thermaltake (formato compacto com frente em mesh).

Preparação e Detalhes do Gabinete

O gabinete escolhido é da Thermaltake, com design compacto e frente em mesh para maximizar o fluxo de ar. Ele vem com duas ventoinhas de 120 mm pré-instaladas na frente, jogando ar para dentro, e uma ventoinha no fundo atuando como exaustor. O formato é Micro ATX, tradicional.

Para garantir a refrigeração ideal, foi utilizada a pasta térmica Snow Dog, com condutividade térmica de 12.8 W/m·K.

A fonte de alimentação escolhida foi uma Thermaltake Toughpower GT de 850W, com certificação 80 Plus Gold. Embora o sistema atual pudesse operar com uma fonte de 600W ou 650W, o proprietário optou por uma fonte mais robusta visando upgrades futuros na placa de vídeo. A fonte é full modular, o que auxilia na organização dos cabos, é ATX 3.1 e já possui o conector nativo PCIe Gen 5.1.

Montagem na Placa-Mãe

A montagem começou pela instalação dos periféricos na placa-mãe Asus B650M AYW:

1. Instalação do SSD NVMe M.2: Foi necessário remover o dissipador de calor superior do slot M.2. Após remover a proteção plástica do Thermal Pad, o SSD Kingston NV3 de 1 TB foi encaixado inclinado e travado por um clipe de pressão, sem a necessidade de ferramentas. O dissipador de calor foi recolocado em seguida.
2. Instalação do Processador: O Ryzen 5 9600X foi alinhado com o triângulo dourado presente tanto no processador quanto no socket AM5 da placa-mãe. O processador foi delicadamente acomodado e a alavanca do socket foi fechada com cuidado.
3. Instalação do Suporte do Water Cooler: O suporte original da placa-mãe foi removido, e o suporte específico para AM5 fornecido com o cooler Thermaltake LA 240 RGB foi instalado.
4. Aplicação da Pasta Térmica: A pasta térmica Snow Dog foi aplicada em linha sobre o processador e espalhada uniformemente com a espátula que a acompanha.
5. Fixação da Bomba do Water Cooler: A bomba foi encaixada no suporte, e a pasta térmica foi aplicada. A fixação foi feita com quatro parafusos, apertados em padrão cruzado (alternando os lados) até o curso final.
6. **Conexão dos Cabos do Water Cooler:** A bomba possui duas conexões: uma PWM (para conectar em conectores como CPU_FAN, CPU_OPT ou PUMP_FAN da placa-mãe) e uma conexão ARGB de 3 pinos (5V) para a iluminação.
7. Instalação da Memória RAM: O par de memórias Kingston Fury Beast DDR5 (2x 8GB) foi instalado nos slots corretos para operar em Dual Channel. A orientação correta foi verificada observando o encaixe (corte) da memória e o entalhe do slot.

Instalação dos Componentes no Gabinete

Com os itens essenciais instalados na placa-mãe, o próximo passo foi preparar o gabinete e instalar os componentes maiores:

1. Instalação da Fonte de Alimentação: A fonte Thermaltake foi instalada na parte inferior do gabinete, com a ventoinha voltada para baixo (em direção ao filtro de poeira). Os cabos necessários (24 pinos ATX, 8 pinos CPU e 6+2 pinos PCIe para a GPU) foram conectados à fonte.
2. Preparação do Gabinete: As tampas soldadas dos slots de expansão traseiros foram removidas para a instalação da placa de vídeo. O espelho de I/O foi encaixado pelo lado de dentro para o lado de fora.
3. Instalação da Placa-Mãe: A placa-mãe Micro ATX foi posicionada e fixada com os parafusos de rosca fina fornecidos com o gabinete.
4. Instalação do Radiador do Water Cooler: O radiador (240 mm) foi instalado no teto do gabinete, garantindo que o fluxo de ar fosse o melhor possível (posição superior é a recomendada). Os cabos das ventoinhas e da bomba foram roteados para a parte traseira do gabinete.
5. Conexão dos Fios do Painel Frontal e Ventoinhas:
* Os cabos do painel frontal (Power SW, Reset SW, Power LED, HD LED) foram conectados aos pinos correspondentes na placa-mãe, seguindo a ilustração do manual.
* O cabo USB 3.0/3.2 foi conectado.
* O cabo de áudio frontal (HD Audio/AF Audio) foi conectado.
* As ventoinhas do gabinete foram conectadas ao splitter de três vias, que por sua vez foi ligado a um conector SYS_FAN na placa-mãe.
6. Instalação da Placa de Vídeo: A RTX 5060 MSI Ventus 2X foi removida da embalagem antiestática. Foi aberto o slot PCI Express 16X (removendo as tampas corretas) e a placa foi encaixada firmemente. A fixação foi realizada com dois parafusos de rosca grossa. O cabo de alimentação PCIe foi conectado à placa.

A organização dos cabos na parte traseira do gabinete foi finalizada antes de fechar a tampa lateral.

Considerações Finais

O resultado foi um PC de bom desempenho, montado em um gabinete compacto, mas com excelente refrigeração, graças ao fluxo de ar otimizado (duas ventoinhas frontais de admissão e uma traseira de exaustão) e o uso do water cooler no topo. O sistema combina um Ryzen 5 9600X e uma RTX 5060, ideal para jogos em Full HD.

Perguntas Frequentes

  • O que é a ventoinha no fundo do gabinete?
    É uma ventoinha instalada como exaustor, responsável por retirar o ar quente de dentro do gabinete e jogá-lo para fora.
  • Como saber se a memória RAM está instalada corretamente?
    Verifique se os cortes da memória coincidem com os relevos nos slots da placa-mãe e se o sistema reconhece o total de memória em Dual Channel.
  • Por que usar um SSD NVMe M.2 com dissipador de calor?
    SSD NVMe de alta velocidade gera calor durante o uso intenso. O dissipador ajuda a manter a temperatura ideal, prevenindo a perda de desempenho (thermal throttling).
  • É possível usar o conector 12V2X da fonte agora?
    O conector 12V2X (PCIe Gen 5.1) não foi usado, pois a RTX 5060 ainda utiliza o conector tradicional. No entanto, tê-lo na fonte 850W garante compatibilidade nativa com futuras placas de vídeo que o adotem.
  • Qual a vantagem do gabinete compacto com frente mesh?
    Permite um visual atraente, com pouco espaço ocupado na mesa, enquanto a frente em mesh maximiza a entrada de ar frio para os componentes.