Carregamento de Carros Elétricos: Mitos, Realidades e Tipos de Carregadores
Neste artigo, exploramos o mundo do carregamento de veículos elétricos, abordando desde a experiência prática na estrada até as tecnologias por trás das baterias e os diferentes métodos de recarga disponíveis.
Experiência de Carregamento Rápido
Ao sair da cidade e seguir para um carregador ultrarrápido, o processo de recarga já se inicia, mostrando a eficiência da tecnologia atual. Em um dos momentos observados, o veículo começou a carregar a 79 kW. Além da funcionalidade, é interessante notar recursos como a visualização 3D gerada pelas câmeras 360°, que, embora alguns considerem um detalhe, adiciona um toque de estilo à experiência de uso.
O carregador em questão possui um LED indicador e uma área NFC para autorizar o início do processo de carregamento.
Contexto e Experiência com Carros Elétricos
Os carros elétricos já fazem parte da paisagem urbana, mas persistem dúvidas sobre o processo de recarga e a durabilidade das baterias. A experiência compartilhada neste conteúdo abrange mais de seis anos de uso contínuo de veículos elétricos, oferecendo uma perspectiva vivencial.
Um exemplo interessante de uso extremo da bateria foi quando foi necessário usar uma power station para fornecer uma carga emergencial ao carro, demonstrando que os limites da tecnologia já foram testados.
A Linha Oceano da BYD
Curiosamente, os modelos BYD, como o Dolphin, pertencem à linha Ocean, recebendo nomes de animais marinhos (Dolphin, Seal/Gaivota, Shark/Tubarão). Há também a linha Dynasty, nomeada em homenagem às dinastias chinesas (Tang, Han, Song, Qin).
Desmistificando a Segurança da Bateria
Um dos maiores mitos sobre carros elétricos é o risco de explosão da bateria. No entanto, dados de um estudo realizado nos Estados Unidos indicam uma realidade diferente:
* Em um recorte de 100.000 veículos, **1.530 carros a combustão** pegam fogo (média de 1,5%).
* Aproximadamente **25 carros elétricos** pegam fogo nesse mesmo universo.
Isso significa que há **60 vezes mais chances** de um carro a combustão pegar fogo. Além disso, muitas notícias divulgadas sobre veículos elétricos pegando fogo eram, na verdade, sobre veículos a combustão ou incidentes não relacionados à bateria do elétrico.
Tecnologia da Bateria Blade (LFP)
Os modelos mais recentes da BYD, como os Dolphin, utilizam a bateria Blade, uma tecnologia avançada baseada em fosfato de ferro lítio (LFP), que é comparável à transição de HD para SSD no mundo da computação:
* Ela é feita em estado sólido, com células em lâminas, o que permite maior capacidade de carga em menor espaço.
* Por ser LFP, o desgaste é reduzido, e não há a preocupação com “vício” da bateria. É possível carregar até 100% sem grande prejuízo, embora o recomendado no dia a dia seja parar em 80%.
* A BYD submete essas baterias a testes rigorosos de resistência, como perfuração, esmagamento e aquecimento a 300ºC, provando sua robustez.
* A garantia oferecida para a bateria é de 8 anos.
Modalidades de Carregamento
Existem vários tipos e velocidades de carregamento para carros elétricos, assim como em smartphones:
* AC (Corrente Alternada): Inclui o carregamento doméstico ou em carregadores portáteis (3,5 kW) e os Wallbox instalados em casa (geralmente 7 kW, podendo ir até 22 kW).
* DC (Corrente Contínua): Carregamento rápido, encontrado em postos públicos. Pode variar de 30 kW, 40 kW, 50 kW, 60 kW, até 150 kW ou mais.
O processo de carregamento rápido (DC) envolve uma “negociação” inicial entre o carro e o carregador via aplicativo (como o BYD Recharge) para definir a potência máxima suportada (no caso do Dolphin Plus, até 80 kW, embora tenha sido registrado 90 kW).
Carregamento em Casa (Wallbox e Portátil)
A recarga mais comum é a feita em casa, usando um Wallbox (instalado na parede) ou o carregador portátil (3,5 kW) conectado a uma tomada 220V. Este método é ideal para quem dorme com o carro na garagem, garantindo que ele esteja pronto no dia seguinte.
Apesar da facilidade, existe um método de carregamento mais lento (o portátil, 3,5 kW), que é o que se utiliza em casa sem exigir instalação elétrica complexa, bastando uma tomada 220V.
Vantagem Bônus: V2L (Vehicle-to-Load)
Carros elétricos na plataforma 3.0 da BYD oferecem um recurso notável: usar a bateria do veículo como fonte de energia externa (V2L) através de um adaptador. Isso permite ligar equipamentos domésticos, como roteadores e PCs, durante quedas de energia ou produções externas, como já foi utilizado para alimentar equipamentos durante um apagão.
Localizando e Pagando pelo Carregamento
Para saber onde carregar, existem algumas ferramentas:
1. Plugshare: Aplicativo genérico para Android e iOS que lista carregadores públicos, mostrando a potência (AC ou DC) e se são gratuitos ou pagos.
2. BYD Recharge: Aplicativo específico da marca que lista carregadores da BYD, outros compatíveis e permite gerenciar o pagamento e reservar vagas, evitando surpresas.
3. GPS Nativo do Carro: A central multimídia possui navegação integrada que calcula rotas levando em conta a autonomia restante e os pontos de recarga disponíveis no caminho.
Custos de Recarga
O custo varia drasticamente entre carregar em casa e em postos públicos:
* Carregamento Residencial (AC): Em São Paulo, por exemplo, o custo pode ser de cerca de R$ 1 por kWh. Para um carro com bateria de 60 kWh, o custo total para carregar de 0 a 100% seria em torno de R$ 60.
* Carregamento Público (DC): É significativamente mais caro, podendo custar de 3 a 4 vezes mais, girando em torno de R$ 2,50 a R$ 4,00 por kWh.
Para um carro com bateria de 60 kWh, a recarga completa em um posto rápido custaria aproximadamente R$ 150 a R$ 240.
Unboxing e Instalação do Wallbox
O Wallbox (carregador residencial) de 7 kW vem incluso com carros elétricos 100% elétricos da BYD. O modelo mais antigo possui um design mais arredondado, enquanto o mais novo é triangular.
A instalação idealmente deve ser feita por um profissional eletricista, envolvendo um disjuntor dedicado e proteções. Embora a instalação para 7 kW seja relativamente simples e não exija grandes alterações na estrutura elétrica da maioria das casas, para modelos mais rápidos (DC) a estrutura será mais complexa.
Uma peculiaridade dos Wallbox da BYD é o uso de cartão NFC para autorização. Para desabilitar essa função (caso o usuário queira apenas plugar e carregar sem autenticação), é necessário virar uma pequena trava no modelo mais antigo ou manter o cartão encostado por 30 segundos no modelo mais novo.
O carregador portátil (3,5 kW) é útil para quem não instalou o Wallbox ou para viagens, devendo ser ligado em tomadas 220V para melhor desempenho.






