Tecnologias de Ponta Transformando o Transporte de Cargas
As tecnologias mais avançadas são, sem dúvida, o melhor combustível para as carretas modernas. Neste artigo, exploraremos como os caminhões atuais utilizam inovações para monitorar pneus, aproveitar energia solar e substituir espelhos retrovisores por sistemas de monitoramento digital.
Lift Box Docks: Versatilidade na Carroceria
A carroceria do Lift Box Docks apresenta uma capacidade impressionante de ajuste de altura. Ela pode se elevar de uma posição próxima ao chão até 1,6 metro, eliminando a necessidade de procedimentos complexos com empilhadeiras.
Este veículo se adapta facilmente a qualquer plataforma de carregamento, seja um terminal logístico de baixa altura ou uma rampa elevada. Sua capacidade de carga é de 3,5 toneladas, e ele é compatível com motores a gasolina, diesel ou gás. Embora uma versão para veículos 100% elétricos ainda não esteja disponível, ela está em desenvolvimento.
Enquanto outros motoristas enfrentam atrasos esperando por docas de altura compatível, quem utiliza o Lift Box Docs já está na estrada, otimizando sua produtividade.
A versatilidade é garantida pela plataforma de carga FASXL, instalada, no exemplo, em uma MAN TGM 18.320, capaz de levantar 875 kg. O design da FASXL permite transportar simultaneamente um quadriciclo e um *step* para o caminhão. Além disso, a plataforma é modificável através da troca de suas bases, oferecendo possibilidades impressionantes para entusiastas de *motor homes*, veículos de expedição e caminhões com personalidade.
SP Series Side Puller: Guincho de Alta Performance
Os sistemas SP Series Side Puller convertem um guincho comum em uma ferramenta poderosa, capaz de resgatar veículos acidentados de praticamente qualquer situação.
Na configuração máxima, este sistema oferece uma capacidade de carga de 9 toneladas e uma lança avançada. Esta lança é eficiente mesmo quando o veículo a ser guinchado está em um barranco e o acesso precisa ser feito pela lateral.
Para aumentar a segurança e a eficácia, os apoios com nivelamento automático se ajustam ao terreno, transformando áreas instáveis em bases seguras. Enquanto outros guincheiros enfrentam dificuldades com casos complexos, a equipe com o SP Series Side Puller finaliza o serviço rapidamente.
Roller Bed: Carregamento Automatizado
Com o sistema Roller Bed, 20 minutos de esforço manual são reduzidos para meros 90 segundos de deslizamento. Este sistema de roletes é instalado no compartimento de carga de vans ou reboques de caminhão, funcionando como uma esteira transportadora.
Ele facilita o movimento de contêineres aéreos e paletes pesados, fazendo com que a movimentação interna seja feita de forma autônoma e suave. Isso elimina o tempo perdido com tarefas repetitivas para os carregadores e reduz o risco de acidentes para motoristas que precisam subir no reboque.
A instalação é relativamente rápida: uma equipe de duas pessoas consegue montar o Roller Bed em aproximadamente 12 horas. Grandes empresas como DHL, FedEx, Unilever e Coca-Cola já utilizam esta solução para aumentar a eficiência.
Solar On Top: Energia Solar para Equipamentos Auxiliares
O sistema Solar On Top utiliza painéis solares instalados nos caminhões para captar energia. É importante notar que isso não significa que os caminhões são movidos inteiramente a energia solar, mas sim que a energia captada é direcionada para alimentar o elevador hidráulico, os faróis e o sistema de climatização.
A economia de combustível prometida é significativa: mais de 3.000 litros por ano. Além disso, o sistema contribui para a redução das emissões de CO2 em cerca de 9 toneladas anuais. Outras vantagens incluem menor carga sobre o motor, maior vida útil da bateria e redução de vibrações.
Saver One: Segurança Contra Distrações ao Volante
O uso do smartphone ao volante representa um risco sério. Sistemas como o Saver One são projetados para mitigar essa distração.
Este dispositivo monitora os sensores de movimento do veículo. Quando detecta que o caminhão está em deslocamento, ele bloqueia aplicativos que exigem muita atenção, como navegação e mensageiros. Em testes, o Saver One foi instalado em 100 caminhões de uma grande empresa de cimento para avaliar a reação dos motoristas a essa forma de etiqueta digital.
Gorila Led Trucks: Mídia Móvel nas Ruas
Para publicidade móvel impactante, a empresa Gorila Led Trucks aluga caminhões equipados com telas de LED super brilhantes. Estas telas são visíveis mesmo sob o sol do meio-dia, sem reflexos que atrapalhem a mensagem.
Com 720 exibições diárias no pacote básico, o impacto de marketing é superior ao de um outdoor estático. O sistema inclui Wi-Fi, som de qualidade e capacidade para transmissões ao vivo, transformando cada saída em um verdadeiro show sobre rodas.
MK1 e Master: O Primeiro Translifter Elétrico
O MK1 e Master é classificado como um *translifter*, um reboque equipado com um mecanismo que levanta e gira os eixos traseiros. O grande destaque é ser o primeiro translifter elétrico do mundo, eliminando a dependência de combustíveis fósseis e gerando uma economia estimada de 35.000.000 por ano.
Sua eletroidráulica não precisa ser conectada ao caminhão trator, permitindo que ele funcione tanto com modelos elétricos novos quanto com veículos a diesel mais antigos.
Ednet Shinuk: Desgelo e Limpeza Automatizada
O sistema Ednet Shinuk promete eliminar a necessidade de limpeza manual de neve e gelo nas carretas durante o inverno. Totalmente automatizado, ele é equipado com uma escova capaz de remover neve molhada, compactada e gelo.
Para a instalação, o sistema requer cerca de 4,5 m². Uma câmera Wi-Fi opcional permite monitorar o funcionamento à distância, sem que o operador precise enfrentar o frio.
Sistemas de Câmeras Renault: Fim dos Retrovisores
A Renault está atualizando as regras de visibilidade, substituindo espelhos retrovisores por câmeras e telas. Os motoristas obtêm uma imagem nítida, sem se preocupar com a limpeza constante dos espelhos.
O sistema permite controle dos ângulos de visão via *joystick*, opera bem à noite e conta com função de zoom para facilitar manobras complexas com reboque. Um ponto crucial é a proteção de usuários vulneráveis: o radar de detecção lateral alerta sobre ciclistas e pedestres em áreas urbanas.
Smart Valve: Controle Eletrônico de Altura
O Smart Valve é um regulador eletrônico que ajusta a altura ideal do dispositivo de engate do cavalo mecânico, visando viagens mais confortáveis, seguras e econômicas. Ele facilita a passagem por reboques especialmente baixos.
Na versão avançada, o sistema corrige automaticamente a altura do veículo em relação ao solo. Por exemplo, ao exceder 11 km/h, a folga retorna ao valor predefinido. Em reboques de chassi baixo, ele permite levantar o veículo para transpor buracos e lombadas. Isso otimiza a carga da suspensão e economiza combustível, resultando em menor custo de manutenção e abastecimento para o motorista.
Hypertruck ERX: Propulsão Híbrida Gás-Eletricidade
A equipe Hon está desenvolvendo o sistema Hypertruck ERX para cavalos mecânicos, que combina gás e eletricidade. O motor de combustão interna serve apenas para gerar energia e não está ligado à embreagem ou ao câmbio.
O sistema aceita mais de 20 tipos de combustível, incluindo hidrogênio, propano e amônia. Em áreas urbanas, os caminhões podem operar no modo bateria por até 120 km, sem ruído ou emissões. Na estrada, o motor de combustão é ativado, ampliando a autonomia para até 1600 km com um único tanque.
Truck Wings: Aerodinâmica para Economia
O Truck Wings é um dispositivo aerodinâmico que fecha o vão entre o cavalo mecânico e o reboque, tanto nas laterais quanto na parte superior. Esse fechamento reduz a resistência do ar, tornando a carreta mais econômica.
O dispositivo é acionado automaticamente a partir de 83 km/h, resultando em uma economia de até 6% no consumo de combustível. O investimento se paga em cerca de dois anos. A instalação é simples, durando apenas duas horas, e o Truck Wings se adapta a caminhões antigos ou novos, a diesel ou elétricos.
Guindast Zaclift de Boom 25T: Potência e Precisão
O Guindast Zaclift de Boom 25T transforma um simples caminhão trator em uma máquina multifunção, atuando como complemento ao sistema Fif Wheeler.
Com a lança estendida, ele oferece capacidade de içamento de 8,1 toneladas para operações delicadas. Ao recolher a lança, a capacidade de reboque pode chegar a 22,6 toneladas. Ele pode ser operado remotamente, com um controle sem fio de seis botões, garantindo controle total sobre a carga mesmo em situações complicadas.
Penta Wave: Acesso Rápido a Cargas
O sistema Penta Wave elimina cadeados e longos rituais de carga e descarga, liberando o acesso a paletes e caixas do reboque em segundos. Com 1,7 milhão de quilômetros de testes realizados, ele é considerado um sistema extremamente confiável.
The Expendable Touchd: Mobilidade Expansível
O The Expendable Touchd é um reboque híbrido que se move como um reboque comum e, em apenas 15 minutos no destino, se transforma em um espaço de 60 m², ideal para escritório, loja ou outras necessidades. A versão padrão já inclui ar condicionado, aquecimento e iluminação.
Jinkmar: Máquinas de Limpeza de Vias
A Jinkmar fabrica máquinas de limpeza eficientes para o outono, adaptáveis a diferentes bases, incluindo o Unimog. A base de limpeza é um módulo especial com motor próprio de 130 cavalos de potência.
O operador usa uma mangueira para limpar ruas rapidamente, inclusive grandes montes de folhas. A caçamba funciona como a de um caminhão basculante, facilitando a descarga.
Ecoflaps e Ecocaps: Aerodinâmica para Economia
Os Ecoflaps são telas aerodinâmicas adicionadas, enquanto as Ecocaps são calotas aerodinâmicas para as rodas. Juntas, essas peças geram uma economia de 2,8 litros de combustível a cada 1.000 km. A instalação é rápida, e pode-se usar apenas um dos sistemas, mantendo a economia e o retorno do investimento.
Global Wheel Lock: Fixação e Estabilidade do Reboque
O Global Wheel Lock fixa as rodas do reboque de forma firme, duplicando a capacidade do caminhão na primeira marcha. Isso elimina a inatividade por tempo perdido e proporciona um centramento otimizado do reboque na doca, reduzindo solavancos e estresse durante as manobras de acoplamento. A estrutura de aço é de fácil manutenção.
Halo Connect i3: Monitoramento Inteligente de Pneus
Os pneus representam um custo operacional significativo. O sistema Halo Connect i3 é instalado em 10 minutos e coleta dados em tempo real sobre pressão, carga e temperatura dos pneus. Ele ajusta automaticamente a pressão conforme a necessidade.
O sistema é avançado a ponto de considerar o fabricante e o modelo do pneu. O resultado é uma economia de 2% no consumo de combustível e 70% menos chances de problemas relacionados aos pneus.
Harsh HH26: Capacidade de Carga Universal
O Harsh HH26 é um caminhão com gancho para contêineres que funciona como um “soldado universal”, servindo tanto para obras quanto para pátios. Ele levanta até 26 toneladas e manuseia contêineres de qualquer tamanho e tipo. A carga ou descarga é concluída em apenas 90 segundos.
Opcionais incluem sistema de monitoramento na cabine e travas hidráulicas para fixação segura dos contêineres.
MRL Grind Pro: Manutenção de Estradas de Precisão
O sistema MRL Grind Pro transforma a manutenção de estradas em uma “cirurgia de precisão”. Ele realiza a remoção de sinalização antiga, aplicação de nova e cortes/ranhuras no asfalto. A máquina atua com rapidez e limpeza, graças a módulos que removem detritos e poeira. Pode ser controlado por apenas uma pessoa.
Kyloloader: Carregamento Ultrarrápido
O Kyloloader é um sistema de carregamento e descarregamento de caminhões que conclui o processo em poucos minutos, eliminando filas e tempo ocioso. Com sua implementação, é possível usar cinco vezes menos docas sem comprometer o volume de carga movimentada. O caminhão entra em uma rampa de posicionamento com nivelamento automático, e garfos potentes agarram toda a carga de uma vez.
Eixos Elevatórios Nepen: Vantagem em Rotas Difíceis
A empresa Nepen equipa reboques com eixos elevatórios, oferecendo aos compradores uma vantagem estratégica para rotas difíceis. A elevação pode ser automatizada (reagindo ao peso) ou manual, através de controle remoto, botão na cabine ou acionamento triplo do pedal de freio.
O efeito varia conforme o eixo: abaixar o primeiro eixo melhora a estabilidade em curvas sinuosas, enquanto elevar o terceiro eixo reduz a distância entre eixos, diminuindo o raio de curva.
Suspensão V Series Freight Liner Custom Chassis
A suspensão V Series da Freight Liner Custom Chassis foi projetada para proporcionar conforto aos passageiros, minimizando a inclinação em curvas, mergulhos ao frear bruscamente e solavancos na direção causados por buracos e lombadas. Além disso, as buchas duram até 240.000 km sem desgaste significativo.
Perguntas Frequentes
- Como o Lift Box Docks otimiza a logística de carregamento?
Ele se eleva até 1,6 m, permitindo o acoplamento direto a qualquer plataforma logística, eliminando a necessidade de empilhadeiras. - Qual a capacidade de carga do sistema SP Series Side Puller?
Na sua configuração máxima, oferece uma capacidade de carga de 9 toneladas. - Por que o sistema Roller Bed é considerado revolucionário no carregamento?
Ele transforma o processo de movimentação de cargas pesadas em um deslizamento automatizado, reduzindo o tempo de carga/descarga de minutos para segundos. - É possível usar a energia solar captada pelo Solar On Top para mover o caminhão?
Não, a energia solar captada é direcionada para alimentar sistemas auxiliares, como elevadores hidráulicos, faróis e ar condicionado. - Qual a principal vantagem do translifter elétrico MK1 e Master?
É o primeiro translifter elétrico do mundo, sendo livre da dependência de combustíveis fósseis e gerando grande economia anual. - Qual a economia de combustível proporcionada pelo Truck Wings?
Ele proporciona economia de até 6% no consumo de combustível ao fechar o vão aerodinâmico entre o cavalo mecânico e o reboque.






