iPhone 17 Pro Um Mês Depois | Tudo Sobre Celulares

Análise Detalhada do iPhone 17 Pro Max: Design, Software e Acessórios

Testei o iPhone 17 Pro Max durante o último mês e compilei diversas impressões sobre o aparelho, seus acessórios e as controvérsias recentes. Este artigo detalha as descobertas sobre este novo dispositivo.

Para quem busca uma visão geral completa, há um artigo específico que cobre tudo, desde o iOS 26 e a duração da bateria até as câmeras e o novo design. Mas, afinal, como chegamos a este modelo?

O Contexto do Lançamento

Antes de 2025 começar, a imprensa de tecnologia e os *early adopters* sentiam que a Apple estava sendo excessivamente minimalista no design da linha iPhone Pro. Embora o corpo de titânio fosse interessante, havia poucas opções de cores ou designs que se diferenciassem significativamente do iPhone X de 2017.

A situação mudou durante o verão, quando a Motorola lançou o Razer Ultra, um telefone de 7 polegadas que se dobrava até ficar do tamanho de um porta-copos. Pouco depois, a Samsung lançou o Galaxy ZFold 7, um tablet de 8 polegadas que se dobrava ao meio, resultando em algo com a espessura de um telefone. Ambos os concorrentes apresentavam chips tão rápidos quanto os iPhones e câmeras excelentes. Aliás, o Fold 7 possuía a mesma câmera de 200 megapixels presente nos modelos S25 Ultra e S25 Edge.

A comunidade tecnológica ficou impressionada. No entanto, ao olhar para o que a velha guarda da Apple estava desenvolvendo para o iPhone, muitos pensaram: “Isso é entediante”.

A Resposta da Apple: iPhone 17 Pro

Setembro trouxe a revelação do iPhone 17 Pro, que surge como a resposta da Apple a essas acusações de tédio. O aparelho é a investida da empresa em voltar ao que faz de melhor: o hardware.

A Apple equipou este dispositivo com uma bateria de 5.000 mAh, inserindo-a dentro de uma nova estrutura *unibody* de alumínio. Além disso, o módulo de câmera, antes quadrado, foi esticado horizontalmente na parte traseira, lembrando o sorriso do Coringa de Jack Nicholson em *Batman*.

Para coroar o visual, a Apple optou por uma cor laranja vibrante, quase elétrica, chamativa o suficiente para que ninguém se lembre da época em que os telefones da empresa eram considerados monótonos. O iPhone 17 Pro não é delicado nem discreto; é um “raio” que também pode pedir um Uber.

O aparelho tem uma aparência imponente, o que faz parte do seu charme. Claro, você pode tentar disfarçar essa natureza agressiva em uma cor azul escura e sóbria, mas ele continua sendo uma “besta” sob um terno Tom Ford. Enquanto Motorola e Samsung apostaram em designs futuristas e divertidos com diferentes texturas, o iPhone 17 Pro é decididamente *old school*.

Software e Experiência de Uso

Algumas pessoas podem não gostar do visual agressivo do 17 Pro, achando-o muito grande ou pesado, ou talvez muito similar aos modelos anteriores. Contudo, essa percepção muda no momento em que o telefone é desbloqueado.

A nova interface do iOS 26 é limpa, contemporânea e apresenta os detalhes translúcidos e brilhantes que se veem em casas noturnas italianas que tocam EDM.

O aplicativo Mensagens finalmente amadureceu, tornando-se mais personalizável com a inclusão de imagens de fundo para conversas em grupo e enquetes. Isso ajuda a manter a discussão sobre planos de jantar em um tópico focado, em vez de se transformar em um bate-papo longo e confuso. É possível configurar múltiplas telas de bloqueio com qualquer número de elementos visuais personalizados.

Melhorias na Câmera

Ao abrir a câmera, mais mudanças são reveladas:

* A câmera frontal (selfie) melhorou e permite tirar fotos na horizontal mesmo segurando o telefone verticalmente.
* Ela também pode dar zoom automático para incluir mais pessoas no enquadramento.
* A câmera telefoto possui uma lente de 4x de ampliação que captura fotos fantásticas. Embora não chegue tão perto do objeto quanto o iPhone 16 Pro, ela produz imagens com mais detalhes e melhor alcance dinâmico.
* Fotos com 8x ficam incríveis, desde que a iluminação ambiente seja boa.

Duração da Bateria

No uso diário, os modelos Pro e Pro Max duram um dia inteiro com uma única carga. Nos testes de bateria da CNET, os modelos Pro tiveram um bom desempenho. O iPhone 17 Pro Max apresentou a melhor autonomia de bateria de todos os telefones testados, sejam eles iPhone ou Android. Para usuários intensivos e constantemente online, o 17 Pro Max é a melhor escolha para suprir as necessidades de uso contínuo.

O 17 Pro também se saiu bem, superando o 16 Pro e se igualando ao 16 Pro Max em nosso teste de resistência de 45 minutos.

Comparação: iPhone 17 Pro vs. iPhone 17

Para quem está considerando um modelo Pro, vale a pena analisar o iPhone 17 padrão. Por $270 a menos, o iPhone 17 teve desempenho idêntico ao 17 Pro em nossos testes. Na verdade, em um teste de 3 horas de *streaming* de vídeo, o 17 padrão durou mais que o 17 Pro.

As semelhanças vão além da bateria:

* Ambos os telefones compartilham a mesma tela.
* Ambos têm a mesma câmera frontal.
* Ambos possuem o Ceramic Shield 2 na frente.
* Ambos ostentam a classificação IP68 para resistência a poeira e água, entre outros recursos.

Embora o modelo Pro tenha um processador mais potente no papel, a principal razão para optar pelo Pro é a câmara de resfriamento a vapor (*vapor cooling chamber*). Este recurso permite que o chip A19 Pro opere com desempenho máximo por mais tempo, sendo ideal para jogos e, possivelmente, ajudando a tornar o telefone mais à prova de futuro. O Pro também conta com uma lente telefoto dedicada que o modelo 17 padrão não possui. A decisão de pagar $270 extras por esses benefícios cabe ao consumidor.

Controvérsias e Acessórios

Houve alguns problemas relatados que ofuscaram o lançamento:

1. “Scratch Gate” (Porta-arranhões): Unidades de demonstração nas lojas da Apple apresentavam marcas e arranhões na parte traseira. A Apple esclareceu que isso não eram arranhões, mas sim transferência de material proveniente dos expositores MagSafe que já estavam desgastados.
2. Descascamento do Revestimento: Um teste de resistência focou no módulo de câmera do iPhone 17 Pro, observando como as bordas acentuadas facilitavam o descascamento do revestimento de anodização rígida da Apple. A empresa respondeu que o uso e desgaste normais podem levar a pequenas abrasões.
3. Ruído Estático no Alto-falante: Foi notado um ruído estático vindo do alto-falante do iPhone 17 Pro Max quando o volume estava zerado e o telefone estava conectado a um carregador USB-C com fio. Relatos em fóruns sugerem um ruído semelhante ao de um *walkie-talkie*, possivelmente causado por interferência digital, embora não pareça ser um problema generalizado.

Acessórios Analisados

* Capas da Apple: A nova capa *tech woven* tem uma pegada muito melhor do que as capas *fine woven* da série iPhone 15.
* Peak Design: A capa *Everyday Case* é apreciada pelo suporte ao MagSafe e pelo visual de couro vegano.
* Beats Cases: Incluindo a capa robusta e a favorita, a capa com suporte (*kickstand*), que tem uma alça de pulso que se transforma em um mini suporte. (A alça precisou ser removida para evitar que o gato a tratasse como brinquedo).
* Blackmagic Camera Pro Dock: Um acessório voltado para cineastas, especialmente aqueles que utilizam múltiplas câmeras. Este *dock* oferece portas de áudio separadas, USB-C 3, duas portas USB-C, HDMI, *gen lock* e duas montagens de tripé.
* Pixel Snap Ringstand (Google): Considerado um acessório favorito. Funciona como um suporte tipo *PopSocket* para segurar o telefone e também como um suporte estável para chamadas de vídeo, assistir a vídeos ou até mesmo como um tripé improvisado.

Conclusão

Após um mês com o iPhone 17 Pro e 17 Pro Max, ambos continuam sendo aparelhos excepcionais, demonstrando que a Apple está atenta às demandas dos clientes por inovações úteis.

Se você possui um iPhone 13 Pro ou um modelo anterior, a troca definitivamente vale a pena. Se você usa um modelo Pro anterior menor, vale a pena considerar seriamente o iPhone 17 padrão, pois ele pode economizar centenas de dólares, oferecendo uma experiência muito semelhante.

Perguntas Frequentes

  • O que há de novo no iOS 26?
    O iOS 26 introduziu uma interface mais limpa com acentos translúcidos, maior personalização das telas de bloqueio e melhorias no aplicativo Mensagens, como fundos de grupo e enquetes.
  • Qual a diferença principal entre o iPhone 17 Pro e o 17 padrão?
    O 17 Pro possui um processador mais potente com refrigeração a vapor para melhor desempenho em jogos, e inclui uma lente telefoto dedicada, além de melhor duração de bateria sob uso intenso.
  • É possível que o corpo do iPhone 17 Pro arranhe facilmente?
    Houve relatos de marcas em unidades de demonstração, mas a Apple atribuiu isso à transferência de material dos expositores MagSafe. No entanto, o design com bordas acentuadas pode levar a pequenas abrasões com o uso normal.
  • Como é a duração da bateria do iPhone 17 Pro Max?
    O iPhone 17 Pro Max registrou a melhor duração de bateria de todos os telefones testados, sendo a melhor opção para usuários que utilizam o dispositivo intensamente ao longo do dia.
  • Qual a melhor forma de melhorar a funcionalidade da câmera telefoto?
    O modelo Pro vem com uma lente de ampliação de 4x, capturando fotos com mais detalhes e melhor alcance dinâmico, mas o modelo anterior (16 Pro) tinha maior aproximação direta do objeto.