O Denza Z9 GT vem ao Brasil? Um rolê na China com o esportivo da BYD

Primeiras Impressões do Denza Z9 GT: Um Novo Luxo Elétrico da BYD

Diretamente das montanhas chinesas em Chenzhou, apresento a vocês uma experiência com carros elétricos. Fui convidado pela BYD para conhecer e testar um veículo bastante diferenciado: o Denza Z9 GT.

Esta marca, Denza, ainda é desconhecida para muitos, mas deve chegar ao mercado brasileiro. Ela pertence ao grupo BYD, e hoje vamos detalhar um pouco deste modelo que acaba de ser lançado na China.

Especificações e Versões do Denza Z9 GT

O Denza Z9 GT oferece duas opções de motorização: uma totalmente elétrica e outra híbrida plug-in (DMI).

Versão 100% Elétrica

  • Possui apenas motor elétrico.
  • Oferece uma autonomia de 630 km (padrões chineses).
  • A capacidade da bateria é de 100 kWh.

Versão Híbrida (DMI)

  • Combina um motor a combustão com três motores elétricos.
  • A bateria entrega aproximadamente 200 km de autonomia elétrica.
  • A bateria neste caso é menor, com 38 kWh.
  • O motor a combustão por si só gera 204 cavalos.
  • Na soma combinada dos motores (um elétrico na frente e dois no eixo traseiro, junto ao motor a combustão), o desempenho totaliza impressionantes 850 cavalos.

O torque deste carro é notável, atingindo quase 100 kgfm (quilograma força metro), o que confirma seu potencial esportivo.

Test Drive Controlado

Nosso teste prático foi realizado em um percurso montanhoso, com a restrição de velocidade máxima de 50 milhas por hora (aproximadamente 80 km/h), já que se trata de uma experiência controlada. O carro demonstrou grande segurança nas curvas, incentivando uma condução mais ágil.

Durante o trajeto, observei a velocidade marcada de 45 km/h. É um veículo que inspira confiança ao dirigir, mesmo sendo classificado como um carro esportivo.

Preço e Posicionamento no Mercado

Ao converter o preço atual do Z9 GT na China (em Iuan ou RMB), o valor fica em torno de R$ 280.000 a R$ 300.000. No entanto, se considerarmos a chegada ao Brasil, é provável que o preço seja significativamente maior, facilmente ultrapassando os R$ 500.000 ou R$ 600.000.

A BYD, historicamente, tem o objetivo de popularizar veículos elétricos. Contudo, a marca Denza, operando sob o guarda-chuva da BYD, deve se posicionar em um segmento diferente no Brasil, visando competir no mercado high level, onde modelos de marcas como Porsche, Audi ou BMW atuam. Seria uma estratégia para não competir diretamente com os modelos mais populares da própria BYD.

Design e Interior

O design exterior do Denza Z9 GT remete a modelos esportivos de luxo, com algumas linhas que lembram o Porsche Panamera.

Ao observar o interior, destacam-se:

  • Um console central luxuoso, com acabamentos em cristal.
  • Uma grande tela de infotainment.
  • Um painel de instrumentos (cluster) bem interessante.
  • Comandos no volante e paddle shifts (borboletinhas) para controle.

Alguns elementos internos lembram bastante veículos da BMW, enquanto o design externo pende para influências da Porsche.

Conclusão da Experiência

Realizamos um teste rápido de cerca de 5 minutos, subindo a montanha em um ambiente com mais de 600 metros de altitude. Embora eu não tenha podido explorar toda a potência dos 850 cavalos desta versão híbrida, a experiência reforça o potencial do carro.

A presidente do grupo BYD confirmou que a fábrica em Camaçari, na Bahia, deve iniciar a produção, com foco inicial no BYD Dolphin. No futuro, a chegada de modelos mais sofisticados, como os da Denza, pode ser esperada para ingressar neste nicho de alto luxo no Brasil.

Ficamos na torcida para que o Denza Z9 GT chegue ao mercado nacional, assim como outros modelos da marca, para disputar esse segmento premium.