Como Identificar Chamadas de Spam Antes de Atender
Com a crescente onda de chamadas indesejadas, seja de telemarketing ativo ou robocalls, a tranquilidade no uso do telefone móvel tem se tornado cada vez mais rara. Receber dezenas de ligações por dia é uma realidade frustrante para muitos.
Este artigo tem como objetivo fornecer métodos práticos para que você possa identificar essas chamadas de spam antes de atender, proporcionando mais paz de espírito no seu dia a dia.
A Evolução dos Números de Telefone e o Spam
Antigamente, ao adquirir uma nova linha telefônica, o número era inédito, o que significava que ele não estava associado a dívidas ou a listas de contato de terceiros. Hoje, devido à alta rotatividade dos números, é comum que um número que você acabou de adquirir já tenha pertencido a outra pessoa, resultando no recebimento de mensagens e chamadas destinadas ao antigo proprietário — como o caso de contas em aberto.
Essa situação de troca constante de números contribui significativamente para o aumento das chamadas de spam e ligações de telemarketing.
Dicas para Evitar Chamadas de Spam
Existem algumas estratégias eficazes que podem ajudar a reduzir a frequência dessas interrupções indesejadas.
1. Identificação pelo Prefixo 0303
A primeira forma de identificar uma chamada de spam é observando o prefixo da ligação. Existe uma determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que obriga as empresas que praticam telemarketing ativo — ou seja, aquelas que ligam ativamente para os consumidores — a utilizarem o prefixo 0303 em seus números de telefone.
Portanto, se você verificar no identificador de chamadas que um número começa com 0303, saiba que se trata de uma chamada de telemarketing ativo, geralmente com o intuito de oferecer produtos ou serviços. Nesses casos, a recomendação é não atender.
2. Verificação do Identificador de Chamadas do Aparelho
Outra medida importante é ativar o identificador de chamadas de spam diretamente nas configurações do seu celular. Muitas vezes, os números de spam simulam ser chamadas comuns, inclusive aparecendo como números de celular (ex: prefixo 11 9xxxx-xxxx), o que leva o usuário a atender pensando ser um contato conhecido.
Para ativar essa proteção em um celular Android (o exemplo dado é para dispositivos Samsung), siga estes passos:
- Acesse as Configurações do seu celular.
- Utilize a barra de pesquisa (lupa) e digite “chamadas”.
- Procure e acesse a opção Configurações de chamadas.
- Localize e ative a opção Proteção ID de chamada e spam.
Ao manter esta opção ativa, o sistema utiliza relatórios de outros usuários que já identificaram e reportaram números como spam. Se um número for reportado por muitos usuários por ser spam, mesmo que não utilize o prefixo 0303 ou pareça um número comum, seu aparelho o identificará como tal.
3. Uso de Aplicativos Bloqueadores
Caso você se incomode muito com as chamadas e queira um bloqueio mais rigoroso, é possível recorrer a aplicativos específicos para essa finalidade, como o Truecaller ou o Who Call.
Esses aplicativos funcionam sob a mesma premissa de identificação colaborativa de spam, mas oferecem funcionalidades adicionais. Por exemplo, é possível configurá-los para que, ao identificar um spam, o celular nem toque, nem vibre, evitando qualquer tipo de incômodo. Eles estão disponíveis tanto para Android quanto para iOS.
4. Cadastro em Plataformas de Não Perturbe
Uma dica fundamental, que pode ser um divisor de águas, é cadastrar seu número em serviços de restrição de chamadas de telemarketing. Um exemplo mencionado é o serviço “Não Me Perturbe”, que geralmente possui um site e também aplicativos associados (disponíveis na App Store e Play Store).
Ao se cadastrar em plataformas como esta, as empresas de telemarketing participantes são obrigadas a não ligar para o seu número. Embora não seja uma regra que abranja 100% das empresas no país, muitas aderem, e o cadastro tende a reduzir drasticamente as ligações.
É importante notar que, após o cadastro, pode levar cerca de 30 dias para que a restrição entre em vigor e passe a valer.
Perguntas Frequentes
- O que é telemarketing ativo?
É o tipo de telemarketing em que a empresa inicia o contato telefônico com o consumidor, ligando para ele com fins de venda ou oferta de serviços. - Como a Anatel regulamenta as chamadas de spam?
A Anatel determina o uso obrigatório do prefixo 0303 para todas as empresas que realizam telemarketing ativo, facilitando a identificação por parte do consumidor. - É possível bloquear chamadas de números que parecem ser de celular?
Sim, ativando a proteção de ID de chamada e spam nas configurações do seu aparelho, que utiliza relatórios de outros usuários para identificar e sinalizar esses números. - Qual o tempo que leva para o cadastro no “Não Me Perturbe” fazer efeito?
Geralmente, leva em torno de 30 dias após o cadastro para que a restrição do seu número comece a valer para as empresas participantes. - Qual a melhor forma de evitar que o celular toque com chamadas de spam?
Além de não atender números com o prefixo 0303 e ativar o identificador nativo, o uso de aplicativos como Truecaller ou Who Call permite configurações para silenciar ou bloquear completamente a notificação da chamada.
Ao aplicar essas dicas, você estará mais preparado para gerenciar e reduzir o incômodo das chamadas indesejadas.






