O que são aparelhos auditivos de venda livre e por que suas empresas de tecnologia favoritas estão fabricando-os

“`html

A Revolução dos Aparelhos Auditivos Over-the-Counter (OTC)

Estatisticamente falando, é muito provável que você ou alguém que você conhece tenha algum grau de perda auditiva. De acordo com a Hearing Loss Association of America, aproximadamente 48 milhões de americanos têm algum tipo de deficiência auditiva. Como essa condição pode afetar quase todas as dimensões da vida humana – saúde física e mental, habilidades sociais, relacionamentos e até mesmo o desempenho no trabalho e na escola – é surpreendente saber que apenas uma em cada cinco pessoas que se beneficiariam de um aparelho auditivo realmente utiliza um.

Isso não acontece sem motivo, pois existem barreiras significativas para o uso desses dispositivos. A primeira delas é o custo. Aparelhos auditivos prescritos podem custar mais de $6.000. Além disso, em alguns casos, ainda existe o estigma associado ao uso, pois muitas pessoas não querem ser vistas com um aparelho.

No entanto, tudo isso está mudando, graças à FDA (Food and Drug Administration) que estabeleceu uma nova categoria de aparelhos auditivos Over-the-Counter (OTC) – aqueles que podem ser comprados sem receita médica – a partir de 17 de outubro de 2022. Isso transformou esses dispositivos em eletrônicos de consumo. Consequentemente, marcas de eletrônicos que já conhecemos e amamos, como a Sony, perceberam que poderiam abordar esses pontos de dor de forma significativa.

Como os Aparelhos Auditivos Funcionam?

Antes de tudo, é importante entender o que os aparelhos auditivos realmente fazem. Existe uma ideia equivocada de que eles funcionam como antigas trombetas de ouvido de desenho animado, apenas amplificando todo o som. Na verdade, eles são muito mais complexos.

Normalmente, quando você faz um teste de perda auditiva, é apresentada uma série de tons em diferentes frequências, aos quais você deve responder ao ouvi-los. Você não responde aos tons que não consegue ouvir. Geralmente, um audiologista administra este teste, o que, naturalmente, adiciona custo aos aparelhos auditivos.

Com os novos aparelhos OTC, você pode facilmente fazer um teste no seu celular ou em um site usando fones de ouvido. Você simplesmente toca ou clica ao ouvir os tons, ou ajusta os controles deslizantes, dependendo do que for necessário. Esses dados são usados para criar um audiograma, que é um mapa das frequências nas quais você tem perda auditiva, indicado pela posição mais baixa no gráfico (quanto mais baixo, maior a perda naquela frequência).

Os aparelhos auditivos utilizam essas informações para criar um perfil que amplifica apenas as frequências afetadas. No caso dos Sony CR C20, por exemplo, eles também possuem processamento integrado para determinar vozes em oposição a outros ruídos, ajudando a tornar as vozes ainda mais fáceis de ouvir, além de ajustar tudo individualmente para cada ouvido.

Diferenças Cruciais em Relação aos Fones de Ouvido Comuns

Tudo isso difere dos fones de ouvido comuns usados para música. Além disso, os aparelhos auditivos contam com tecnologia sofisticada de cancelamento de feedback, o que permite aumentar o som conforme necessário para a perda auditiva, sem o temido som de chiado (hiss) que ocorre quando o microfone realimenta o áudio captado pelo alto-falante.

Adicionalmente, a clareza do som é um ponto forte, inclusive em ambientes barulhentos, como um café. Você ainda consegue ouvir a pessoa à sua frente enquanto o ruído de fundo é reduzido. Eles também possuem microfones com ajuste automático que adaptam o som ao seu ambiente. No caso dos aparelhos auditivos Sony, tudo isso é gerenciado no aplicativo Sony Hearing Control.

Após alguns minutos, a configuração é feita automaticamente. Você pode refinar o som usando controles simples para torná-lo mais nítido ou menos nítido, o que pode ajudar as pessoas que têm dificuldade em distinguir consoantes de vogais, dependendo de qual deles é mais difícil de ouvir. Você também pode ajustar o volume para cada ouvido separadamente.

No aplicativo, você também pode seguir um sistema de triagem passo a passo para corrigir problemas com base nos relatos de falhas. Eles oferecem até mesmo uma linha direta gratuita com a equipe Sony Hear, composta por pessoas especificamente treinadas para ajudar com os aparelhos auditivos, quantas vezes forem necessárias. Isso é muito útil, já que agora removemos a necessidade de consultar médicos, como faríamos com aparelhos prescritos.

Modelos de Aparelhos Auditivos OTC

Em relação aos próprios aparelhos auditivos OTC, diferentemente dos modelos prescritos que, em sua maioria, não eram algo que as pessoas desejavam exibir, os modelos OTC são muito mais atraentes e elegantes. Isso inclui os modelos Sony C20 e E10.

Existem geralmente dois tipos de aparelhos auditivos OTC:

  • Mais discretos: Como os Sony C20, que são praticamente invisíveis, a menos que você olhe diretamente para o canal auditivo.
  • Estilo fone de ouvido (earbud): Como os Sony CR E10, que ainda são muito menores do que a maioria dos fones de ouvido normais para música.

Uma das trocas gerais entre esses dois estilos é que os modelos internos (in-ear) oferecem maior discrição. No entanto, devido à forma como o Bluetooth funciona, que tem dificuldade em atravessar o crânio, eles geralmente não podem ser usados como headsets Bluetooth para tocar música, por exemplo. Já os CR E10 podem fazer isso como um par normal de fones de ouvido, pois se projetam um pouco para fora da orelha.

Testando Sua Audição

Sabendo o que são os aparelhos auditivos OTC, como eles funcionam e por que estamos vendo mais deles agora graças à regulamentação da FDA, o próximo passo lógico é verificar se você é um candidato para utilizá-los. Novamente, a maioria das pessoas que se beneficiariam não sabe disso.

Felizmente, a Sony disponibiliza um teste de audição gratuito através de um link. Você pode usá-lo em um navegador com fones de ouvido, sem precisar criar uma conta, para obter um relatório sobre como está sua audição. O teste leva apenas 5 minutos. Esperamos que você aprenda algo novo!

“`